A Modvion, empresa sueca de engenharia de energias renováveis e design industrial, concluiu a instalação de uma turbina eólica de madeira. O empreendimento conta com 150 metros de altura, sendo a mais alta do gênero no mundo. A turbina eólica conta com um design modular, utiliza madeira de abeto sendo desenvolvida em uma fábrica para ser posteriormente montada no local.
RWE Renewables assina contrato de cooperação com empresa da Suécia
Apesar de muitos terem ficado com o “pé atrás”, a turbina eólica de madeira, cujo projeto final ficou pronto há mais de um ano, passou por testes e agora está entrando em sua fase comercial. Desenvolvida no Centro Sueco de Tecnologia em Energia eólica, a turbina eólica está sendo vendida pela Modvion, empresa formada pelos próprios pesquisadores. Os testes com o primeiro protótipo, desenvolvido em Bjorko, na Suécia, que alcança os 30 metros de altura, mostraram que as torres de madeira são tão fortes quanto as torres de aço, suportando a turbina eólica e as cargas de serviço sem nenhum problema.
Uma segunda unidade experimental, entretanto, já em escala real, foi então desenvolvida para a Varberg Energia, chegando aos 100 metros de altura e suportando uma turbina Vestas V90, dando à unidade inteira, uma altura de 150 metros e podendo gerar até 2 MW de potência.
Este foi o teste decisivo que colocou a empresa no mercado e a primeira torre eólica de madeira realmente comercial em atividade ainda em 2023. Feitas as provas, a empresa da Suécia anunciou também que a sueca RWE Renewables, que conta com 14 parques eólicos em atividade, tanto terrestres quanto marítimos, assinou um contrato de cooperação que absorverá toda a capacidade de produção inicial da empresa, disseminando as torres eólicas de madeira em todos os seus futuros projetos.
Executivos se pronunciam sobre nova turbina eólica de madeira
De acordo com Maria-Lina Hedlund, gerente de tecnologia da empresa, a sua inovação pode auxiliar a indústria eólica a reduzir significativamente as emissões, ao mesmo tempo, em que facilita que as torres mais altas alcancem ventos mais fortes. Segundo Hedlund, é ótimo ver empresas líderes como a RWE procurando apoiar a inovação que possibilita energia renovável a partir de materiais renováveis.
Mesmo que o aço continue sendo usado para construir várias partes das turbinas eólicas, as torres de madeira possuem o potencial de se tornar um importante material complementar em sua construção. Segundo Lars Borisson, da RWE, a empresa viu que a turbina eólica de madeira laminada da Suécia tem um potencial de mercado importante e podem contribuir para baixar os custos de novos projetos para a geração de energia limpa, substituindo o aço e o concreto por madeira ecológica e inteligente para o clima. A empresa avaliará a torre da Modvion para uso potencial em futuros parques eólicos.
Vantagens da turbina eólica de madeira
A Modvion utiliza madeira laminada para desenvolver as espessas paredes de suas torres e utiliza abeto, o mesmo material de uma árvore-de-natal, e lona comprimida e cola para fazer as seções curvas da torre. Estas seções podem ser facilmente transportadas para o local de instalação e depois empilhadas, uma sobre as outras para construir a torre.
Como a madeira é mais leve que o aço, pode ser usada para construir torres mais altas com menos material. Feitos exclusivamente de madeira e cola, os componentes empilhados são mantidos unidos por ferragens de aço. Vale destacar que as árvores retêm o CO₂ armazenado nos produtos de madeira, que acabam funcionando como um sumidouro de carbono.