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Stellantis desenvolve motores de combustão inovadores movidos a hidrogênio

Stellantis desenvolve novo motor a combustão de hidrogênio com foco nos clientes que não podem comprar carros elétricos. Informações são divulgadas pelo CEO da empresa

by Marcelo Santos
Stellantis desenvolve motores de combustão inovadores movidos a hidrogênio

A Stellantis, uma das gigantes do setor automobilístico, está trilhando um caminho inovador no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Em uma revelação impactante, Carlos Tavares, CEO da empresa, anunciou que a companhia está trabalhando em um novo motor a combustão, mas com uma reviravolta ecológica significativa: ele será movido por células de hidrogênio. Esta notícia surpreendente foi compartilhada durante a cerimônia de inauguração da fábrica de células da Symbio em Lyon, na França, destacando o compromisso da Stellantis com a inovação e a sustentabilidade.

Esta iniciativa não só reafirma a posição da Stellantis como líder em tecnologia automotiva, mas também representa um avanço significativo na busca por soluções de mobilidade mais limpas e eficientes. A aposta em células de hidrogênio indica uma direção estratégica importante para a empresa, buscando harmonizar a demanda por desempenho de alta qualidade com a necessidade urgente de reduzir as emissões de carbono e combater as mudanças climáticas.

Novo motor a hidrogênio da Stellantis promete ser a solução contra os elétricos

A Symbio é uma joint venture controlada pela montadora, a Forvia e a Michelin. Segundo Tavares, após a inauguração da fábrica na França, o novo motor a hidrogênio é uma das quatro tecnologias na qual a empresa está trabalhando.

O CEO criticou os legisladores da União Europeia pelos seus métodos, considerados brutais pelo executivo, para afastar os fabricantes de automóveis dos combustíveis fósseis e orientá-los para a produção de modelos eletrificados. Agora, o pensamento dogmático está sendo prejudicado pela realidade, visto que se não houver preços acessíveis, as pessoas não poderão pagar por isso. A Stellantis afirma que diversifica suas opções de powertrain para atender aos clientes para os quais o carregamento de carros elétricos é uma desvantagem.

Tavares também destaca que a verdadeira competição acontece entre células de combustível, elétricos a bateria, motor a combustão interna a hidrogênio e até combustíveis sintéticos.

Agora resta esperar nos próximos anos qual será a melhor solução para os cidadãos. A queima de hidrogênio em motores de combustão interna tem sido vista como a solução mais fácil no contexto das emissões zero, uma vez que teria, em tese, uma cadeia de fornecimento menos crítica na comparação com aquela que abastece as linhas de veículos equipados com bateria.

Novo motor movido a hidrogênio deve chegar ao mercado em 2027

O executivo da Stellantis não afirmou quais modelos seriam oferecidos com o motor a combustão de hidrogênio. Entretanto, a montadora já começou a vender sua linha K0 de vans de médio porte com opção de célula de combustível de hidrogênio. A Stellantis também oferecerá uma versão com célula de hidrogênio da picape Ram Heavy Duty nos Estados Unidos no fim de 2026 ou no começo de 2027, segundo o CEO.

A fábrica da Stellantis, situada em Hordain, na França, foi a primeira do mundo, em 2022, a produzir veículos em massa com propulsão a célula de combustível a hidrogênio, além dos já populares motores a combustão e elétrico. A planta em questão é responsável pela produção dos furgões da Peugeot, Opel e Citroën.

Durante uma visita às instalações, o executivo anunciou o começo da produção de veículos com propulsão de célula de combustível a hidrogênio, e se mostrou orgulhoso pelo resultado atingido. Segundo Tavares, está orgulhoso do trabalho realizado pela gerência e funcionários da Hordain, que tornaram esta planta a primeira no mundo a unir três tipos de energia, o que foi possibilitado pela flexibilidade do seu sistema de fabricação.

Stellantis foca cada vez mais em sustentabilidade

A Stellantis uniu forças com a Orano, empresa especialista em materiais nucleares, para alavancar a indústria da reciclagem de baterias. Ambas as empresas assinaram um memorando de entendimento cujo objetivo é estabelecer uma joint venture com foco na reciclagem de baterias de carros elétricos em fim de vida e resíduos de gigafábricas, principalmente na Europa expandida e América do Norte.

Esta iniciativa pioneira responde diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, abordando de frente o desafio crescente da escassez de recursos naturais e da necessidade imperativa de soluções sustentáveis. Alison Jones, Stellantis Senior Vice-Presidente, Circular Economy Business Unit, ressaltou o compromisso da empresa com a transformação do seu modelo de produção e consumo, alinhando-se estrategicamente com o plano Dare Forward 2030 da Stellantis para promover práticas de economia circular.

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