Uma das líderes em energia hidrelétrica internacionalmente, e a maior geradora de energia renovável da Europa, a Statkraft concluiu na sexta-feira, 29 de dezembro de 2023, a transação iniciada em agosto/2023, momento em que foi assinado a intenção de compra de dois novos parques eólicos localizados no Rio Grande do Norte. Jerusalém e Boqueirão foram construídos pela EDP Renováveis e passam a fazer parte do portfólio da empresa. Juntos, possuem capacidade instalada de 260MW.
Com esta aquisição, a Statkraft inclui em seu portfólio no Brasil um empreendimento com maquinário Vestas. Para Fernando de Lapuerta, CEO e Diretor-Presidente, este movimento confirma o plano de crescimento da empresa no Brasil. “Agora temos ativos em sete estados brasileiros e vamos, cada vez mais, investir na expansão do nosso portfólio, buscando a geração de energia renovável por meio de projetos eólicos e solares”, reforça o executivo.
A partir de agora, a Statkraft começará o processo de integração dos ativos para inclusão dos novos parques no portfólio atual de operações das usinas à Statkraft. A expectativa é que esse processo dure cerca de seis meses, seguindo o padrão de qualidade da empresa.
De acordo com Diogo Scussel, Diretor de Estratégia e Transações, a Statkraft tem know-how em integração, com duas experiências anteriores. “Vamos seguir o nosso padrão de qualidade e contar com a colaboração da EDP Renováveis para que a integração ocorra de forma bem-sucedida”, ressalta.
A empresa norueguesa ainda está na reta final da construção do seu maior empreendimento fora da Europa: o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia, região Nordeste do país. A produção de energia renovável do Complexo deve atingir 2.300 Gigawatt-hora (GWh) por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras. Com área abrangente de 489,18 hectares, o Complexo contará com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 megawatts de potência cada. Apesar de ainda estar no fim da obra, o complexo, que teve investimento de R$ 2,8 bilhões, já começou a operar comercialmente dois parques eólicos (VSE 2 e VSE 7), após aprovação da Aneel, agência reguladora, no fim de 2022.
Ainda na Bahia, a Statkraft está construindo o projeto eólico Morro do Cruzeiro, que é uma expansão do Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, ativo da Statkraft em operação na região. A ampliação será composta por 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as excelentes condições de vento na região, o projeto vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.
Com 5.700 funcionários em 21 países, a Statkraft é líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano.
Com ações pautadas pela ética e transparência, a empresa tem sua sede localizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 18 ativos de geração renovável no Brasil. Em novembro, a Statkraft assinou a compra da Enerfín, subsidiária renovável da espanhola Elecnor, que inclui nove parques eólicos em operação nos estados do Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Dessa forma, a empresa tornou-se uma das maiores geradoras de energia eólica do Brasil, ultrapassando a marca de 2GW de capacidade instalada, entre aquisições, construções e operações no país.
A empresa é pioneira em oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil, certificando, por meio do I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), a origem da produção de sua energia, o que garante que a operação é sustentável.
A EDP Renováveis é uma líder global no desenvolvimento de energias renováveis, com presença em 28 regiões na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico. Com sede em Madri, e os principais escritórios regionais em Houston, São Paulo e Cingapura, a EDPR possui um sólido portfólio de desenvolvimento de ativos de alto nível e é líder de mercado em capacidade operacional de energias renováveis.
A energia eólica onshore, a energia solar distribuída em grande escala, a energia eólica offshore (OW – através de uma joint venture 50/50) e as tecnologias para complementar as energias renováveis, como o armazenamento e o hidrogênio verde estão entre as mais notáveis. As políticas da EDPR, focadas nos colaboradores, receberam reconhecimentos, como “Top Workplace 2023”, nos Estados Unidos, “Top Employer 2023”, na Europa (Espanha, Itália, França, Romênia, Grécia, Portugal e Polônia), Colômbia e Brasil, e ainda está no índice de Igualdade de gênero, o “Bloomberg Gender-Equality Index”.
EDPR é uma divisão da EDP (Euronext: EDP), líder na transição de energia, com foco na descarbonização. Além da forte presença em renováveis (com a EDPR e operações hídricas), a EDP possui uma presença de utilidade integrada em Portugal, Espanha e Brasil, incluindo redes elétricas, soluções para clientes e gestão de energia. EDP – Principal acionista da EDPR´s – está listada no Índice Dow Jones, por 16 anos consecutivos, sendo recentemente nomeada como a empresa de energia mais sustentável do Índice.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…