PETRÓLEO

Rússia decide diminuir a sua produção de petróleo em meio milhão de barris por dia

O vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak informou através de um comunicado oficial que a Rússia pretende reduzir a sua produção bruta de petróleo de forma voluntária em até meio milhão de barris por dia. Essa decisão russa é uma resposta à pressão sofrida pela imposição do teto de preços realizada pelas principais economias desenvolvidas.

Rússia decide diminuir a sua produção de petróleo em meio milhão de barris por dia

A Rússia destaca que não irá realizar a venda do petróleo para os países que, de forma direta ou indireta, aceitaram o teto de preços. Dessa forma, a Rússia destaca que a redução da sua produção em 500 mil barris por dia, a partir do mês de março, irá contribuir para o restabelecimento das relações mercadológicas.

O corte de 5% na produção de petróleo da Rússia impactou os preços futuros relacionados ao barril brent, que é uma referência global no mercado petrolífero, que subiram 2,7% após essa notícia oficial.

Resposta da Rússia ao ocidente

A decisão russa foi tomada de forma voluntária, pois a Rússia não consultou os produtores da Opep+, que inclui a Arábia Saudita, de acordo com informações da Reuters. Em decisão anterior, de outubro de 2022, a Opep+ resolveu diminuir a produção diária em 2 milhões de barris, desde então não foi reajustada oficialmente essa quantidade.

Portanto, a decisão russa de cortar a produção petrolífera em 500 mil barris por dia, a partir do mês de março, é uma resposta ao ocidente, que limitou os preços do petróleo para minimizar o financiamento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. 

A produção petrolífera da Rússia não irá ser vendida para países que aderiram ao preço limitado

De acordo com a agência de notícias Tass, a Rússia pretende vender a produção total de petróleo, contudo, não irá realizar a venda para os países que aderiram ao teto de preço estabelecido anteriormente, destaca a imprensa russa.

Segundo atualizações realizadas na data desta publicação, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, o contrato do petróleo Brent subiu para 2,18%, considerando o mês de abril a US$ 86,38 o barril, ao passo que o WTI, já para março, foi elevado em 2,18%, a US$ 79,73. 

A resiliência economia da Rússia

Apesar das sanções que já ocorrem desde o início do conflito, especialistas apontam que a economia russa sofreu perdas menores do que o esperado dentro da pressão externa. A queda no PIB da Rússia durante o ano de 2022 chegou a 3%, o que significa queda ínfima perto do que especialistas ocidentais haviam previsto no começo de 2022.

Estabilidade analisada por economistas

Além disso, no decorrer do ano de 2022, a produção russa na indústria se recuperou e o país manteve a sua taxa de desemprego em 4%. Além disso, a inflação russa também não foi elevada, já que ela caiu para abaixo de 12% no decorrer de 2022.

De acordo com o primeiro-ministro da Rússia, a economia do país se adapta aos desafios atuais. Embora a Rússia assuma uma recessão, também demonstra resiliência diante da pressão ocidental. Economistas analisam as ações internas da Rússia, visto que o país tem lidado de forma positiva com a situação atual, mediante as sanções.

Veronica Stivanim

Veronica Stivanim é Autora de 6 livros e atua como Redatora de diversos assuntos para Portais de Notícias. Livros publicados: Pausas, palavras e poesias (Ed. Autografia); As cartas que eu não mandei (Chiado Books); Eu pensei hoje… (Clube de Autores); Gestão de pessoas é coisa de jovem, sim! (Clube de Autores); Contei, mas é segredo! (Clube de Autores) e Resgatando meu amor (Clube de Autores).

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

2 semanas ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

2 semanas ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

2 semanas ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

2 semanas ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

2 semanas ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

2 semanas ago