Home DESTAQUE ANP aponta elevação na média da produção nacional de petróleo e gás natural

ANP aponta elevação na média da produção nacional de petróleo e gás natural

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) destaca crescimento na demanda nacional por petróleo e gás natural. Saiba mais!

by Veronica Stivanim
,Petróleo, Gás Natural , Biocombustíveis,ANP, petróleo e gás natural, óleo e gás, destaque,

Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a média da produção anual de petróleo e gás natural foi elevada no ano de 2022.

ANP aponta elevação na média da produção nacional de petróleo e gás natural

As informações oficiais da ANP destacam que a produção de petróleo teve uma média de 3,021 milhões de barris por dia (bbl/d). Sendo assim, essa produção representa 2,47% acima do máximo registrado no ano de 2020, visto que na ocasião a produção atingiu a marca de 2,948 milhões de bbl/d.

Dados oficiais

O documento oficial destaca que, no que tange a produção de gás natural, a média anual, considerando 2022, foi de 138 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia). Isso significa um novo recorde no comparativo aos últimos registros oficiais.

Visto que no ano de 2021 a produção de gás chegou a 134 milhões de m³/dia, ou seja, embora tenha sido uma produção elevada, esse número está 2,98% abaixo do registrado no ano de 2022. O boletim oficial da ANP informa que no mês de dezembro do ano passado, houve uma queda na produção de petróleo, comparando com o mês de novembro, já quando a comparação é feita com o ano de 2021, houve um aumento de 8,3%.

Gás natural

Os dados oficiais da ANP ressaltam que a produção de gás natural teve uma queda em relação ao mês de novembro, ao passo que representa uma elevação em comparação com o mês de outubro de 2022. No que tange ao gás natural, a produção caiu 0,2% em relação a novembro e subiu 6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os dados oficiais ressaltam que a produção em dezembro foi elevada, correspondendo a 75,5% da produção nacional. Os apontamentos oficiais destacam um elevado aproveitamento do gás natural, já que esse aproveitamento foi de 97,4%. 

Produção   

Além disso, o relatório oficial da ANP destaca que a produção nos campos marítimos foi elevada, sendo de 97,6% no que se refere ao petróleo, e 84,3% na produção de gás natural. A Petrobras é responsável por 91,15% do total produzido, seja por operação própria ou em consórcio.

Por fim, os dados oficiais da ANP destacam a elevação da produção no campo de Tupi no pré-sal da Baía de Santos, já que este campo foi o maior produtor de petróleo e gás no mês de dezembro de 2022.

O petróleo e a economia nacional

A produção do petróleo impacta a economia de forma global. Por isso, as oscilações na precificação do petróleo modificam as bolsas de valores mundiais. Diversos fatores impactam o fluxo de produção petrolífera, como a inflação, desastres naturais, o atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia, dentre outros aspectos. Assim sendo, são fatores que elevam o preço da commodity.

A produção do petróleo impacta o PIB do Brasil

Na economia brasileira, o petróleo representa cerca de 13% do PIB nacional, por isso, ele tem um enorme impacto no desenvolvimento do país. A União possui 36,61% do total da Petrobras e detém mais de 50% dos papéis ordinários.

A produção de petróleo nacional está relacionada ao mercado brasileiro, bem como ao fluxo de exportações. Por isso, os dados sobre essa produção permitem analisar os investimentos que estão sendo feitos e as oportunidades de negociação que surgem para o Brasil dentro da dinâmica econômica global.

Veja também