Home INDÚSTRIA Robótica nos campos de petróleo impulsiona mercado de trabalho

Robótica nos campos de petróleo impulsiona mercado de trabalho

Diversos fatores têm feito com novas vagas sejam abertas no setor, mas é preciso se especializar para atender aos requisitos

by Marcelo Santos
Robótica nos campos de petróleo impulsiona mercado de trabalho

A cada bilhão de reais investido na indústria de petróleo e gás são geradas 25 mil novas vagas no setor, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro). Diversos fatores, como a guerra na Ucrânia, têm influenciado este mercado que só cresce. Para se ter uma ideia, de acordo com a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 2023 a demanda de petróleo irá aumentar 2,34 milhões de barris diariamente.

Alta demanda do mercado de petróleo

Além da demanda por profissionais com expertises diretamente ligadas aos processos de produção e exploração, como engenheiros de poços, de processos, saúde e segurança, assim como posições ligadas à ESG (environmental, social, and corporate governance –  governança ambiental, social e corporativa), como energias renováveis e aspectos ambientais, estão cada vez mais surgindo. Mecanismos robóticos capazes de acelerar e atender ao mercado de petróleo e minérios, automação e indústria 4.0, são conhecimentos que fazem a diferença e destacam o profissional da área.

 

Elaboração de projetos de robôs – (veículos inteligentes guiados por sensores e mapas de estradas) por meio de conceitos e ferramentas para exploração do minério e petróleo e mais uma infinita gama de espectros intelectuais estão entre as novas atribuições para um novo perfil de profissional. Conhecimento de mercado de bolsa de valores do petróleo, mineração e indústrias com objetivos governamentais (licitações) ou privados também estão no rol das competências.

Podem se especializar na área de petróleo e gás quem tem interesse e sobretudo profissionais de tecnologia da informação; engenheiros mecatrônicos; engenheiros de mineração; engenheiros do petróleo; engenheiros químicos; geólogos; geógrafos; professores de geografia; professores de química, professores de matemática; engenheiros de materiais; profissionais da automação industrial; administradores ou donos de empresas e empreiteiros da área do petróleo e mineração.

A Unyleya oferece curso de pós-graduação EAD em robótica para mineração e extração de petróleo. Para saber mais, acesse:

Sobre a Unyleya

Fundada em 2006, a Unyleya faz parte de uma Holding portuguesa e é uma das primeiras instituições 100% EAD no Brasil. Com 16 anos de uma história pautada por inovação em tecnologia educacional e excelência no ensino a distância, a Unyleya já impactou a carreira de mais de 300 mil pessoas. A Instituição oferece atualmente 27 cursos de Graduação e mais de 1.800 de Pós-Graduação.

Com uma metodologia de ensino focada nas necessidades de aprendizagem do aluno e nas principais tendências do mercado de trabalho, a Unyleya quer revolucionar a Educação no Brasil.

Veja também