Home ENERGIA RN segue na liderança do mercado de energia eólica no Brasil e planeja expansão

RN segue na liderança do mercado de energia eólica no Brasil e planeja expansão

Expansão da energia renovável no estado do RN que lidera o setor de energia eólica no Brasil e prevê novos investimentos.

by Marcelo Santos
RN segue na liderança do mercado de energia eólica no Brasil e planeja expansão

A energia renovável no Brasil já cobre cerca de 50% da matriz energética, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. A maior parte dessa energia vem de hidrelétricas, contudo, nos últimos anos a geração de energia eólica e a energia solar vem ganhando mais destaque.

O crescimento da energia renovável ajudará o país a honrar o compromisso que fez com a Cúpula do Clima 2022, de antecipação da neutralidade climática, que seria até 2060, porém foi alterado para 2050.

Líder em produção de energia eólica nacional

O estado do Rio Grande do Norte – RN, é o líder nacional em produção de energia eólica, utilizando a força dos ventos para empurrar os aerogeradores imensos que estão instalados no litoral. A produção desses aerogeradores de energia eólica está ligada ao sistema nacional de energia, que produz e transmite a energia elétrica para o país, escoando a produção conforme as demandas de cada localidade.

O parque de energia eólica de Campos dos Ventos está operante desde o ano de 2014 no interior do RN, e foi o primeiro complexo de uma das empresas que mais investiu no ramo da energia renovável no estado, é também uma das maiores empresas do segmento no país contendo uma sede no interior de Campinas/SP.

O estado do RN tem hoje mais de 200 empreendimentos operantes com capacidade de produzir mais de 6 GW de energia, fora os 63 parques eólicos em fase de construção e mais 85 já contratados.

Empresa investe no estado do RN para expandir produção de energia

No mês passado, a empresa CPFL inaugurou um escritório na cidade de Natal/RN, demonstrando assim um alto interesse em continuar os investimentos no estado, onde já possui mais de 30 parques eólicos com mais de 420 turbinas, possuindo capacidade instalada para geração de mais de 840 MW. Segundo a empresa, o estado tem tudo necessário para produzir energia renovável de qualidade.

O diretor de operação da CPFL Renováveis, Francisco Galvão, explica que “o estado do Rio Grande do Norte é um ponto fundamental, estratégico para o Brasil. O que atrai investimento e vai continuar atraindo, é o potencial de vento.”

O estado possui uma alta predisposição de ventos onde são bem definidos os períodos, facilitando o trabalho da empresa na geração de energia limpa.

Energia renovável para todo o país

O estado do Rio Grande do Norte não usa a energia limpa produzida pelas turbinas apenas internamente, toda energia gerada nos parques entra na grande rede nacional, indo posteriormente para as distribuidoras e se espalhando para a população de maneira geral.

Existem períodos em que a produção é mais do que suficiente e o saldo da energia produzida é aproveitado em outro estado, porém há momentos em que a produção é insuficiente sendo necessário consumir a energia que vem de outras regiões.

Cúpula do Clima 2022

É uma cúpula internacional do clima que discute com os países detalhes sobre o que é possível fazer para desacelerar as mudanças climáticas e ajudar aqueles que já sentem seus impactos.

O Brasil assinou acordos no ano de 2021  para zerar o desmatamento ilegal até 2028, restaurar 18 milhões de hectares de floresta até 2030, reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa e recuperar 30 milhões de hectares de pastagens.

O país também se comprometeu a atingir a neutralidade climática (saldo zero entre emissões e absorções de carbono) em 2050 e a ter, em 2030, de 45% a 50% de suas fontes de energia renováveis.

Veja também