NOTÍCIAS

Rio Grande do Norte firma parceria com EDF Renewables e IER para impulsionar setor de eólica offshore e H2 verde

O Governo do Rio Grande do Norte, em conjunto com a EDF Renewables e a Internacional Energias Renováveis (IER), assinou um memorando de entendimento (MoU) para cooperação em projetos de geração de energia eólica offshore e produção de H2 verde no estado.

A EDF Renewables tem planos de desenvolver, construir e operar um complexo eólico em alto mar, ao longo da costa do Rio Grande do Norte, com capacidade estimada de até 2 GW e previsão de início das atividades em 2030.

Expansão da energia eólica offshore

A EDF Renewables já possui mais de 1 GW em operação e outros 10 GW em construção e desenvolvimento no segmento offshore ao redor do mundo. Em parceria com a IER, empresa potiguar de projetos de energia renovável, o complexo eólico offshore será desenvolvido no estado, onde a IER atua no desenvolvimento do empreendimento desde 2020. O projeto faz parte do programa Norte Rio Grandense para o H2 Verde, lançado recentemente pelo governo estadual.

Conforme a governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte tem condições de ser o maior produtor de hidrogênio verde do mundo, com o menor custo. O estado possui um amplo potencial para aproveitar a energia eólica offshore e a produção de H2 verde. O projeto Porto-Indústria, como é chamado, contribuirá para o avanço das energias renováveis no estado e no Nordeste brasileiro.

Expansão do portfólio da EDF Renewables no Brasil

André Salgado, CEO da EDF Renewables do Brasil, destaca que a assinatura do MoU reforça a presença da empresa no Nordeste brasileiro, onde já viabilizou quatro complexos eólicos onshore, totalizando mais de 1,4 GW. O projeto no Rio Grande do Norte é considerado um importante passo na ampliação e diversificação do portfólio da EDF Renewables na América Latina.

O estado do Rio Grande do Norte possui dez projetos de energia eólica offshore com pedidos de licenciamento no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), totalizando 17,8 GW. Segundo o governo, o potencial offshore é ainda maior, estimado em mais de 140 GW.

Atualmente, os maiores projetos em desenvolvimento são os da Shell e da Beta Wind, ambos com capacidade total de 3 GW, seguidos pelos projetos Ventos Potiguar, da Internacional Energias, com 2,4 GW, e Ventos do Atlântico, com aproximadamente 2 GW.

Impulsionando a economia e as energias renováveis

A parceria entre o governo do Rio Grande do Norte, a EDF Renewables e a Internacional Energias Renováveis impulsionará o desenvolvimento econômico do estado, promovendo a geração de empregos e a atração de investimentos na área de energias renováveis.

Além disso, a expansão da energia eólica offshore e a produção de hidrogênio verde contribuirão para a redução das emissões de carbono e para a transição para uma matriz energética mais sustentável.

EDF Renewables

Desde 2015, a EDF Renewables tem estado presente no Brasil, dedicando-se ao desenvolvimento, construção e operação de projetos de geração de energia eólica e solar fotovoltaica.

Com um portfólio que totaliza mais de 1,8 GW em projetos viabilizados, a empresa oferece soluções abrangentes no fornecimento de energia renovável e armazenamento de energia. Essas soluções permitem que os clientes atinjam seus objetivos energéticos de maneira sustentável, ao mesmo tempo em que desfrutam de preços competitivos.

Internacional Energias Renováveis

Para impulsionar a inovação, sustentabilidade e eficiência dos recursos energéticos, a IER (Internacional Energias Renováveis) foi estabelecida como uma empresa comprometida com o desenvolvimento de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. A empresa concentra suas atividades no setor energético, com foco principalmente em energia solar, eólica e Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCH).

O crescimento de negócios da IER é fundamentado em diversas áreas de atuação, incluindo participação em leilões de energia promovidos pelo Governo Federal, autogeração de energia, estabelecimento de Sociedades Anônimas (S.A.) dedicadas à geração de energia, desenvolvimento de projetos Greenfield para empresas do setor energético e elaboração de projetos personalizados. A empresa está comprometida em promover soluções sustentáveis e avançadas para atender às necessidades do setor energético.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

15 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

15 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

16 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago