Home ENERGIA Rio Grande do Norte firma parceria com EDF Renewables e IER para impulsionar setor de eólica offshore e H2 verde

Rio Grande do Norte firma parceria com EDF Renewables e IER para impulsionar setor de eólica offshore e H2 verde

EDF Renewables e IER se unem ao governo do Rio Grande do Norte para projetos de energia eólica offshore e H2 verde.

by Marcelo Santos
Rio Grande do Norte firma parceria com EDF Renewables e IER para impulsionar setor de eólica offshore e H2 verde

O Governo do Rio Grande do Norte, em conjunto com a EDF Renewables e a Internacional Energias Renováveis (IER), assinou um memorando de entendimento (MoU) para cooperação em projetos de geração de energia eólica offshore e produção de H2 verde no estado.

A EDF Renewables tem planos de desenvolver, construir e operar um complexo eólico em alto mar, ao longo da costa do Rio Grande do Norte, com capacidade estimada de até 2 GW e previsão de início das atividades em 2030.

Expansão da energia eólica offshore

A EDF Renewables já possui mais de 1 GW em operação e outros 10 GW em construção e desenvolvimento no segmento offshore ao redor do mundo. Em parceria com a IER, empresa potiguar de projetos de energia renovável, o complexo eólico offshore será desenvolvido no estado, onde a IER atua no desenvolvimento do empreendimento desde 2020. O projeto faz parte do programa Norte Rio Grandense para o H2 Verde, lançado recentemente pelo governo estadual.

Conforme a governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte tem condições de ser o maior produtor de hidrogênio verde do mundo, com o menor custo. O estado possui um amplo potencial para aproveitar a energia eólica offshore e a produção de H2 verde. O projeto Porto-Indústria, como é chamado, contribuirá para o avanço das energias renováveis no estado e no Nordeste brasileiro.

Expansão do portfólio da EDF Renewables no Brasil

André Salgado, CEO da EDF Renewables do Brasil, destaca que a assinatura do MoU reforça a presença da empresa no Nordeste brasileiro, onde já viabilizou quatro complexos eólicos onshore, totalizando mais de 1,4 GW. O projeto no Rio Grande do Norte é considerado um importante passo na ampliação e diversificação do portfólio da EDF Renewables na América Latina.

O estado do Rio Grande do Norte possui dez projetos de energia eólica offshore com pedidos de licenciamento no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), totalizando 17,8 GW. Segundo o governo, o potencial offshore é ainda maior, estimado em mais de 140 GW.

Atualmente, os maiores projetos em desenvolvimento são os da Shell e da Beta Wind, ambos com capacidade total de 3 GW, seguidos pelos projetos Ventos Potiguar, da Internacional Energias, com 2,4 GW, e Ventos do Atlântico, com aproximadamente 2 GW.

Impulsionando a economia e as energias renováveis

A parceria entre o governo do Rio Grande do Norte, a EDF Renewables e a Internacional Energias Renováveis impulsionará o desenvolvimento econômico do estado, promovendo a geração de empregos e a atração de investimentos na área de energias renováveis.

Além disso, a expansão da energia eólica offshore e a produção de hidrogênio verde contribuirão para a redução das emissões de carbono e para a transição para uma matriz energética mais sustentável.

EDF Renewables

Desde 2015, a EDF Renewables tem estado presente no Brasil, dedicando-se ao desenvolvimento, construção e operação de projetos de geração de energia eólica e solar fotovoltaica.

Com um portfólio que totaliza mais de 1,8 GW em projetos viabilizados, a empresa oferece soluções abrangentes no fornecimento de energia renovável e armazenamento de energia. Essas soluções permitem que os clientes atinjam seus objetivos energéticos de maneira sustentável, ao mesmo tempo em que desfrutam de preços competitivos.

Internacional Energias Renováveis

Para impulsionar a inovação, sustentabilidade e eficiência dos recursos energéticos, a IER (Internacional Energias Renováveis) foi estabelecida como uma empresa comprometida com o desenvolvimento de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. A empresa concentra suas atividades no setor energético, com foco principalmente em energia solar, eólica e Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCH).

O crescimento de negócios da IER é fundamentado em diversas áreas de atuação, incluindo participação em leilões de energia promovidos pelo Governo Federal, autogeração de energia, estabelecimento de Sociedades Anônimas (S.A.) dedicadas à geração de energia, desenvolvimento de projetos Greenfield para empresas do setor energético e elaboração de projetos personalizados. A empresa está comprometida em promover soluções sustentáveis e avançadas para atender às necessidades do setor energético.

Veja também