Home INDÚSTRIA Raízen e Wärtsilä criam parceria estratégica mirando na descarbonização marítima

Raízen e Wärtsilä criam parceria estratégica mirando na descarbonização marítima

Wärtsilä e Raízen estão conduzindo testes de tecnologia que usam etanol como combustível principal, para aprimorar o desempenho e eficiência.

by Andriely Medeiros
Wärtsilä e Raízen estão conduzindo testes de tecnologia que usam etanol como combustível principal, para aprimorar o desempenho e eficiência.

Raízen e Wärtsilä estão unindo forças em uma parceria estratégica para impulsionar a sustentabilidade no segmento marítimo, com foco na incorporação do etanol como um combustível limpo e eficiente. Essa colaboração visa reduzir significativamente as emissões de CO2 no transporte do segmento marítimo, alinhando-se com as metas da Organização Marítima Internacional (IMO) para descarbonização e representando um passo crucial em direção a um futuro mais sustentável no transporte do segmento marítimo. As empresas veem no combustível uma alternativa viável para o futuro do segmento.

Raízen e Wärtsilä se unem em projeto de sustentabilidade rumo à descarbonização da navegação com etanol

Em um esforço conjunto para promover a sustentabilidade e reduzir as emissões no segmento marítimo, a gigante energética Raízen e a líder global em tecnologias marítimas, Wärtsilä, firmaram um Acordo de Descarbonização. Essa colaboração estratégica visa revolucionar o transporte do segmento marítimo, com foco na integração do etanol como combustível limpo e eficiente.

Uma das peças-chave desta parceria é a pesquisa e desenvolvimento do uso do etanol como combustível marítimo. Paulo Neves, vice-presidente de Trading da Raízen, enfatiza a viabilidade do etanol, destacando seu potencial como uma alternativa sustentável para reduzir as emissões no setor. Estudos preliminares da Raízen apontam que a troca de combustíveis fósseis pelo etanol sustentável nas operações de transporte do segmento marítimo pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% em uma rota padrão do Brasil para a Europa.

Isso representa um marco significativo em direção à descarbonização do transporte do segmento marítimo. A Organização Marítima Internacional (IMO) estabeleceu metas para minimizar as emissões de carbono nas operações de transporte do segmento marítimo internacional. A estratégia inicial da IMO visa reduzir as emissões em 40% até 2030 e 70% até 2050, em relação aos níveis de 2008.

Assim, o uso do etanol como combustível é uma opção promissora para ajudar a atingir essas metas. No âmbito do seu programa de descarbonização de frota em comprometimento às metas da IMO, a Wärtsilä tem alcançado marcos significativos para trazer ao mercado soluções sustentáveis. A empresa está focada em aumentar a eficiência dos motores e apoiar a descarbonização das operações marítimas, e a parceria com a Raízen reforça o seu compromisso com as suas metas.

Colaboração se expande para testes operacionais com o uso do etanol na navegação

A colaboração entre a Wärtsilä e a Raízen não se limita apenas à pesquisa e desenvolvimento. Ambas as empresas estão conduzindo testes de tecnologia que usam etanol como combustível principal, visando aprimorar o desempenho e a eficiência.

Adicionalmente, as empresas estão engajadas em diálogos com profissionais de design naval e proprietários de embarcações para abordar as regulamentações e as exigências de conformidade relacionadas à utilização do etanol celulósico como fonte de energia. Dessa forma, o acordo entre a Raízen e a Wärtsilä é um passo importante em direção à oferta de soluções de baixo carbono.

Além de reduzir a pegada de carbono associada à logística de produtos, ambas as empresas estão buscando ativamente parcerias estratégicas com empresas de transporte do segmento marítimo que compartilham sua visão de descarbonização das embarcações. Neste momento, o etanol é considerado uma alternativa promissora para a descarbonização do setor, proporcionando maior versatilidade e escolha à medida que progredimos rumo a um futuro com opções de combustíveis mais ecológicos.

Assim, com um compromisso conjunto com a sustentabilidade e a descarbonização do transporte do segmento marítimo, a Raízen e a Wärtsilä estão liderando o caminho em direção a um setor mais ecológico. A parceria entre essas duas potências representa um marco significativo no esforço global para reduzir as emissões e enfrentar os desafios das mudanças climáticas. O futuro do projeto entre as companhias pode trazer ainda mais sustentabilidade e compromisso ambiental às operações de navegação.

Veja também