A divulgação da inflação ao consumidor americano, índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), ocasionou uma queda nos contratos futuros do petróleo na última terça-feira (14).
Além deste fato, o petróleo também foi pressionado pelo anúncio americano sobre a venda da Reserva Estratégica de Petróleo (SPR). Em contrapartida, a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) previu uma elevação na demanda global por petróleo no ano de 2023, conforme divulgado no seu relatório oficial.
De acordo com informações oficiais, o petróleo WTI fechou em queda de 1,35% (US$ 1,08), considerando março de 2023, na New York Mercantile Exchange (Nymex). O barril Brent caiu 1,19% (US$ 1,03) para abril, negociado na Intercontinental Exchange (ICE). É válido ressaltar que o barril Brent é a base de negociações ao redor do mundo.
Especialistas apontam que o Federal Reserve (Fed) deve permanecer com o aumento de juros, considerando a inflação americana. Já que uma quantidade maior de petróleo americano está prestes a chegar ao mercado, o que contribuiu para a queda do preço.
De acordo com as informações do departamento do trabalho dos EUA, o índice CPI subiu 0,5% em janeiro no comparativo a dezembro. Já o núcleo do CPI avançou 0,4%, ressaltando que o núcleo do CPI exclui a volatilidade de preço de alimentos e energia.
Dados anteriores, de analistas das Projeções Broadcast já projetavam uma situação parecida. Visto que no comparativo anual, o índice CPI americano subiu 6,4% e o núcleo do CPI subiu 5,6%, superando as expectativas dos especialistas. O Federal Reserve (Fed) deve continuar com a sua elevação de juros através da sua política monetária restritiva, é o que aponta a High Frequency Economics (HFE).
Além disso, o risco de uma recessão também se intensifica no mercado de títulos, o que impacta diretamente a precificação do petróleo. Segundo o relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), a previsão de elevação na demanda global por petróleo neste ano permanece. Contudo, não há uma previsão de elevação para a oferta.
Na última segunda-feira (13), o governo americano anunciou a venda de 26 milhões de barris de petróleo bruto, oriundo da SPR, ou Reserva Estratégica de Petróleo. Essa venda se refere a uma determinação do congresso dos EUA.
Após o governo ter vendido 180 milhões de barris de petróleo no ano de 2022, o Departamento de Energia americano considerou cancelar a venda dos 26 milhões de barris do exercício fiscal de 2023, contudo este cancelamento exigiria uma ação do congresso.
As ofertas de petróleo vencem no próximo dia 28. Sendo assim, o departamento americano informou que a entrega será efetuada entre 1º de abril e 30 de junho.
A venda dos 180 milhões de barris de petróleo foi ocasionada pela necessidade de combater o aumento dos preços do combustível, por conta do conflito geopolítico entre a Rússia e a Ucrânia, bem como para movimentar a economia dos EUA, considerando a recuperação do país após a pandemia de covid-19.
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…
A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…
O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…