Home DESTAQUE Queda no petróleo: brent cai 1,19% após anúncio da venda de 26 milhões de barris da SPR e divulgação da inflação dos EUA

Queda no petróleo: brent cai 1,19% após anúncio da venda de 26 milhões de barris da SPR e divulgação da inflação dos EUA

Barril do petróleo brent caiu 1,19% após anúncio da venda de 26 milhões de barris da SPR e divulgação da inflação dos EUA. Saiba mais!

by Veronica Stivanim
, petróleo, brent ,inflação , economia, destaque,

A divulgação da inflação ao consumidor americano, índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), ocasionou uma queda nos contratos futuros do petróleo na última terça-feira (14).

Queda no petróleo: brent cai 1,19% após anúncio da venda de 26 milhões de barris da SPR e divulgação da inflação dos EUA

Além deste fato, o petróleo também foi pressionado pelo anúncio  americano sobre a venda da Reserva Estratégica de Petróleo (SPR). Em contrapartida, a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) previu uma elevação na demanda global por petróleo no ano de 2023, conforme divulgado no seu relatório oficial.

Dados oficiais

De acordo com informações oficiais, o petróleo WTI fechou em queda de 1,35% (US$ 1,08), considerando março de 2023, na New York Mercantile Exchange (Nymex). O barril Brent caiu 1,19% (US$ 1,03) para abril, negociado na Intercontinental Exchange (ICE). É válido ressaltar que o barril Brent é a base de negociações ao redor do mundo.

Juros nos EUA

Especialistas apontam que o Federal Reserve (Fed) deve permanecer com o aumento de juros, considerando a inflação americana. Já que uma quantidade maior de petróleo americano está prestes a chegar ao mercado, o que contribuiu para a queda do preço.

De acordo com as informações do departamento do trabalho dos EUA, o índice CPI subiu 0,5% em janeiro no comparativo a dezembro. Já o núcleo do CPI avançou 0,4%, ressaltando que o núcleo do CPI exclui a volatilidade de preço de alimentos e energia.

Dados anteriores, de analistas das Projeções Broadcast já projetavam uma situação parecida. Visto que no comparativo anual, o índice CPI americano subiu 6,4% e o núcleo do CPI subiu 5,6%, superando as expectativas dos especialistas. O Federal Reserve (Fed) deve continuar com a sua elevação de juros através da sua política monetária restritiva, é o que aponta a High Frequency Economics (HFE).

Risco de recessão

Além disso, o risco de uma recessão também se intensifica no mercado de títulos, o que impacta diretamente a precificação do petróleo. Segundo o relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), a previsão de elevação na demanda global por petróleo neste ano permanece. Contudo, não há uma previsão de elevação para a oferta.

Venda de 26 milhões de barris

Na última segunda-feira (13), o governo americano anunciou a venda de 26 milhões de barris de petróleo bruto, oriundo da SPR, ou Reserva Estratégica de Petróleo. Essa venda se refere a uma determinação do congresso dos EUA.

Cancelamento foi cogitado

Após o governo ter vendido 180 milhões de barris de petróleo no ano de 2022, o Departamento de Energia americano considerou cancelar a venda dos 26 milhões de barris do exercício fiscal de 2023, contudo este cancelamento exigiria uma ação do congresso.

As ofertas de petróleo vencem no próximo dia 28. Sendo assim, o departamento americano informou que a entrega será efetuada entre 1º de abril e 30 de junho. 

A venda dos 180 milhões de barris de petróleo foi ocasionada pela necessidade de combater o aumento dos preços do combustível, por conta do conflito geopolítico entre a Rússia e a Ucrânia, bem como para movimentar a economia dos EUA, considerando a recuperação do país após a pandemia de covid-19.

Veja também