Home ENERGIA Qual a melhor placa solar: monocristalino ou policristalino?

Qual a melhor placa solar: monocristalino ou policristalino?

Entenda as principais diferenças entre monocristalino ou policristalino.

by Daiane
Qual a melhor placa solar: monocristalino ou policristalino?

Qual a melhor placa solar: monocristalino ou policristalino? A escolha entre painéis solares monocristalinos e policristalinos depende de uma série de fatores, incluindo eficiência, desempenho em diferentes condições climáticas e orçamento disponível.

Os painéis solares monocristalinos são feitos de uma única célula de silício, o que os torna mais eficientes na conversão de energia solar em eletricidade do que os painéis policristalinos.

O que quer dizer? Que os painéis monocristalinos geram mais eletricidade em um espaço menor, sendo ideais para situações em que o espaço é limitado. Têm melhor desempenho em condições de pouca luz, como em dias nublados ou na sombra parcial. No entanto, são mais caros do que os painéis concorrentes.

Os painéis solares policristalinos são feitos de várias células de silício, menos eficientes do que os painéis monocristalinos. Também ocupam mais espaço do que os painéis monocristalinos para produzir a mesma quantidade de eletricidade.

São uma opção popular para a geração de energia renovável, mas têm mais desvantagens em relação a outros tipos. São mais sensíveis às altas temperaturas e têm uma vida útil mais curta. Por fim, a aparência dos painéis solares policristalinos também é considerada menos atraente, o que é uma preocupação para alguns proprietários.

Qual é o painel solar mais eficiente?

Confira, abaixo, a tabela comparativa entre painéis solares monocristalinos e policristalinos preparada pelo Petrosolgas:

Característica Painéis Monocristalinos Painéis Policristalinos
Eficiência Alta Média a Alta
Preço Mais caro Mais barato
Aparência Uniforme e escuro Variação de cor e aparência
Área de instalação Menor Maior
Tolerância à temperatura Melhor Pior
Vida útil Maior Menor

Os painéis monocristalinos  têm uma eficiência mais alta do que os painéis policristalinos, podem gerar mais energia em um espaço menor. No entanto, os painéis monocristalinos são mais caros do que os policristalinos.

Em termos de aparência, os painéis monocristalinos têm uma cor uniforme e escura, enquanto os painéis policristalinos têm uma variação de cor e aparência devido à sua produção com múltiplos cristais.

Os painéis policristalinos têm uma tolerância à temperatura pior do que monocristalinos, sua eficiência pode diminuir em condições de alta temperatura. Policristalinos tendem a ter uma vida útil menor do que os painéis monocristalinos.

Quantos kwh gera uma placa solar de 550W?

Uma placa solar de 550W gera uma quantidade variável de energia, dependendo de fatores como a localização, a inclinação e a orientação da placa, bem como as condições climáticas. No entanto, é possível calcular uma estimativa da quantidade de energia a ser gerada.

Primeiramente, é importante entender o que significa o valor de 550W. Este é o valor máximo de potência de pico (Pmax). Ou seja, a potência produzida em condições ideais de luz solar (o que não acontece sempre). No entanto, a quantidade real de energia gerada ao longo do dia provavelmente é menor do que essa potência máxima.

Para calcular a quantidade a ser gerada por uma placa solar, é necessário considerar a potência de pico da placa, bem como o tempo de exposição à luz solar. A unidade de medida para a quantidade de energia elétrica é o quilowatt-hora (kWh), igual à potência em quilowatts (kW) multiplicada pelo tempo em horas (h).

Supondo que a placa solar de 550W esteja localizada em um lugar onde há exposição solar direta e constante por 6 horas por dia. A quantidade de energia gerada por dia seria:

Potência em kW = Potência de pico em watts / 1000 = 550 / 1000 = 0,55 kW

Energia gerada em kWh = Potência em kW x tempo em horas = 0,55 x 6 = 3,3 kWh. Assim, em condições ideais de luz solar, a placa solar de 550W gera aproximadamente 3,3 kWh por dia.

Vantagens e desvantagens do uso de energia solar

A energia solar apresenta diversas vantagens, como a sua capacidade de ser uma fonte de energia limpa e renovável, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, a instalação de painéis solares gera economia na conta, sendo usada em locais remotos, onde não há acesso à rede elétrica.

Por outro lado, a instalação de painéis solares ainda é cara, necessitando de financiamento para grande parte das pessoas. Além disso, é intermitente. Ou seja, sua produção depende das condições climáticas, afetando sua eficiência. Também é importante ressaltar que a energia solar não funciona durante a noite, sendo limitadora em algumas situações.

Confira mais notícias sobre energia solar em nossa categoria exclusiva. 

Veja também