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Projeto de Lei aprovado na Câmara: Teor do etanol na gasolina pode subir para 35% no mercado de combustíveis

Câmara aprova aumento do teor de etanol na gasolina para 35%, projeto de lei agora segue para o Senado.

by Andriely Medeiros
Câmara aprova aumento do teor de etanol na gasolina para 35%, projeto de lei agora segue para o Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou um novo projeto de lei que propõe aumentar o teor de etanol na gasolina de 27,5% para 35%. Apelidado de “Combustíveis do Futuro”, o projeto também aborda questões como diesel verde e biometano. Agora, o texto segue para votação no Senado, enquanto especialistas alertam para possíveis impactos no preço dos combustíveis para os consumidores. Saiba tudo sobre as mudanças nos combustíveis e os possíveis impactos no mercado nacional a seguir!

Câmara aprova projeto de lei que propõe aumento no teor de etanol na gasolina

A Câmara dos Deputados aprovou uma mudança no teor de etanol presente na gasolina. O Projeto de Lei, proposto pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), visa aumentar a proporção de etanol na gasolina de 27,5% para 35%. O texto do projeto, conhecido como “Combustíveis do Futuro”, não se limita apenas ao aumento do etanol na gasolina. Ele também aborda a criação de programas para diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano.

Desde 2015, o assunto não era discutido pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). Naquela época, a porcentagem de etanol na gasolina subiu para 27,5%. O projeto também prevê mudanças no teor de biodiesel misturado ao diesel, que atualmente é de 14%.

A decisão agora passa para o Senado Federal, onde será debatida e votada. Os defensores da medida acreditam que ela é estratégica para fortalecer a matriz energética do país, tornando-a mais limpa e responsável.

“É um projeto estratégico para que o Brasil consolide sua vocação agro, para que aprofunde a conquista da matriz energética limpa, renovável e sem paralelos no mundo e para termos uma matriz de biocombustíveis sem paralelos também”, afirmou o relator do projeto de lei. 

Saiba como o projeto de lei pode impactar no dia a dia dos consumidores

Para o consumidor, a possível elevação do teor de etanol na gasolina pode resultar em um aumento no preço do combustível. Isso ocorre especialmente durante períodos de entressafra, quando a produção de etanol diminui, direcionando a atenção dos produtores para o açúcar e aumentando os preços do etanol.

A aprovação do aumento do teor de etanol na gasolina para 35% também pode trazer uma mudança no setor de combustíveis do Brasil. Agora, cabe ao Senado decidir sobre o futuro dessa proposta e seu impacto final nos consumidores e na indústria de combustíveis do país.

No entanto, em um contexto global de busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis, a iniciativa reflete os esforços do Brasil para reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e promover alternativas mais limpas ao meio ambiente.

Embora essa mudança represente um passo importante em direção à sustentabilidade, ainda é necessário considerar os possíveis impactos econômicos e sociais. O aumento do teor de etanol pode influenciar os preços dos combustíveis e, consequentemente, o custo de vida da população.

Além disso, é necessário garantir que a produção de etanol seja realizada de forma responsável, respeitando as questões de sustentabilidade. Isso inclui práticas agrícolas mais limpas, proteção dos ecossistemas naturais e respeito aos direitos dos trabalhadores envolvidos na produção de biocombustíveis.

Com novo teor, motores antigos podem poluir mais

Com o novo teor de etanol na gasolina, motores antigos ou de importação podem gerar uma quantidade mais significativa de poluentes. No entanto, tanto os motores antigos quanto os importados mais recentes (com motores não flexíveis ou híbridos) possuem ajustes distintos para lidar com o teor de etanol presente no combustível.

Isso pode resultar em um desgaste acelerado de componentes internos, ou, no caso dos motores mais antigos, levar a problemas de funcionamento. Como resultado, pode ser necessário recalibrar sistemas de carburação ou injeção, ou até mesmo instalar sensores adicionais em modelos mais recentes.

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