NOTÍCIAS

Projeto de hidrogênio verde recebe aporte milionário com parceria da Uece, Irede e Nutec!

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o Instituto de Gestão, Redes Tecnológicas e Energias (Irede) e o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), comemora a aprovação e o financiamento de R$ 1 milhão para a execução do projeto de pesquisa de hidrogênio verde intitulado “Geração de Hidrogênio Renovável a partir de Espécies Nativas e Adaptadas”. O financiamento foi concedido pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) por meio do edital FUNDECI 01/2023 — Energias Renováveis, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Produção de hidrogênio verde a partir da biomassa de espécies nativas e adaptadas da Caatinga

O projeto tem como objetivo central a produção de hidrogênio verde a partir da biomassa de espécies nativas e adaptadas da Caatinga. Esta iniciativa busca fornecer uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Natasha Batista, pesquisadora do Irede e mestre em Ciências Físicas Aplicadas pela Uece, explica: “A ideia é otimizar métodos como a reforma a vapor do etanol e a biodigestão anaeróbia para gerar hidrogênio de baixo carbono de maneira mais eficiente.”

Impacto social e econômico positivo na região semiárida

Lais Monique do Ó, também pesquisadora do projeto e especialista em fisiologia e bioquímica de espécies do semiárido, destaca uma das espécies a ser utilizada como biomassa na produção de energia renovável: “A palma forrageira, além de ser utilizada como alimento animal no semiárido, será um recurso fundamental na transição energética mais sustentável e para geração de um combustível de alto valor, que é o hidrogênio verde.”

Além dos benefícios ambientais, o projeto também visa causar um impacto social e econômico positivo na região semiárida. Keivia Lino Chagas, especialista em sustentabilidade, destaca: “O projeto foca em benefícios socioeconômicos para a região semiárida, como a criação de empregos e a melhoria da qualidade de vida, promovendo a sustentabilidade ambiental e avanços socioeconômicos.”

A importância do novo projeto de hidrogênio verde para o interior do Ceará

O coordenador adjunto do projeto e coordenador do Laboratório de Energias Renováveis (LER/Uece), professor Lutero Carmo de Lima, enfatiza a importância deste projeto: “O hidrogênio aqui do Ceará, um dos polos de produção de hidrogênio verde mais importantes do mundo, está mais envolvido com a área do litoral, onde tem porto de exportação, energia solar e energia eólica em abundância. No entanto, esse projeto que visa mais o interior do Ceará, atende principalmente os interesses de outras regiões do Brasil e de outros países.”

No caso deste projeto, que visa a utilização da Caatinga, o interior também poderá ser contemplado. O processamento químico e tecnológico das plantas nativas resultará na industrialização e geração de empregos, promovendo o desenvolvimento da capacidade humana e impactando positivamente o semiárido.

Um projeto fundamental para um futuro mais promissor e verde

O projeto é coordenado pela pesquisadora Rosa Ferreira Araújo Abreu, do Nutec, e conta com o também pesquisador do Núcleo, Ari Clecius de Lima, além do apoio do professor da Universidade Federal do Ceará, Ronaldo Stefanutti.

Com essa iniciativa inovadora, a pesquisa da Uece, Irede e Nutec está preparada para abrir novos horizontes na produção de hidrogênio verde a partir da biomassa da Caatinga, contribuindo não apenas para a sustentabilidade ambiental, mas também para o progresso social e econômico da região semiárida e do Brasil como um todo. A busca por alternativas mais limpas e sustentáveis está cada vez mais forte, e projetos como esse são fundamentais para um futuro mais promissor e verde.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago