Home INDÚSTRIA Projeto de construção de porto-indústria voltado para o setor offshore será realizado em Caiçara do Norte, que venceu disputa com Porto do Mangue

Projeto de construção de porto-indústria voltado para o setor offshore será realizado em Caiçara do Norte, que venceu disputa com Porto do Mangue

O município de Caiçara do Norte, no Rio Grande do Norte, venceu a disputa com o Porto do Mangue para a realização do projeto do novo porto-indústria voltado para embarques e desembarques do setor offshore e a construção será realizada na região.

by Redação Petrosolgas
O município de Caiçara do Norte, no Rio Grande do Norte, venceu a disputa com o Porto do Mangue para a realização do projeto do novo porto-indústria voltado para embarques e desembarques do setor offshore e a construção será realizada na região.

Para esta segunda-feira, (15/08), a região de Caiçara do Norte, localizada no estado do Rio Grande do Norte, é a grande vencedora da disputa para a construção do novo porto-indústria do ramo offshore na área potiguar. Após um embate entre o município vencedor e a região de Porto do Mangue. Dessa forma, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltará seus esforços para os estudos de viabilidade e desenvolvimento do novo projeto na região. 

Caiçara do Norte vence disputa e sediará projeto de construção do novo porto-indústria para embarques e desembarques do ramo offshore

A última semana foi bastante movimentada para o mercado industrial do Rio Grande do Norte e o município de Caiçara do Norte venceu a licitação para a construção do Porto-Indústria-Multipropósito Offshore. Projetado para desembarques de equipamentos eólicos e embarques de hidrogênio verde, que visa impulsionar o mercado portuário na região potiguar ao longo dos próximos anos. 

E, além do anúncio do vencedor da disputa para sediar o projeto offshore, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico anunciou que as obras devem iniciar por volta de 2024 e serão finalizadas durante o ano de 2029, com o apoio técnico dos pesquisadores da UFRN para garantir mais qualidade no projeto.

Além de Porto do Mangue, Natal e Touros também estavam na disputa para sediar a construção do novo porto-indústria do estado. Mas foram descartados durante a fase de estudos de viabilidade técnica e econômica do projeto offshore. 

Além disso, após as análises da UFRN quanto ao projeto em Caiçara do Norte, o Estado deverá buscar investimentos de R$ 6 bilhões para a implantação do empreendimento sem oferecer um fundo garantidor às empresas interessadas em operá-lo.

Os investimentos serão aplicados por empresas interessadas no porto-indústria e nas operações do ramo offshore. A universidade federal potiguar destacou que, ao contrário dos outros projetos portuários. Que necessitam de 35 anos para obterem retorno financeiro, o projeto necessita apenas de 12 anos, se tornando ainda mais atrativo no setor. 

Governo do estado do Rio Grande do Norte anuncia próximos passos para o desenvolvimento da construção do porto-indústria em Caiçara do Norte

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, comentou sobre os próximos passos do projeto de construção em Caiçara do Norte e disse: “Em 2023, poderemos fazer, em paralelo, a chamada pública, que pode ensejar nova documentação. As obras físicas, acreditamos que podem começar entre 2023 e 2024 e serem concluídas até 2029… 2030. Vamos agora providenciar a documentação legal para encaminharmos à Secretaria do Portos e partirmos para o processo de licenciamento ambiental. Com isso, ficará tudo preparado para a Parceria-Público-Privada (PPP). Temos lei da PPP mas ela precisa ser atualizada”.

Além disso, o secretário confirmou que três grandes companhias já demonstraram interesse no projeto, sendo elas a Spic, a CCCC e a dinamarquesa Vestas. Além de outras grandes companhias que demonstraram interesse em produzir energia no mar e podem se interessar pelo desenvolvimento do projeto do porto-indústria offshore na região do Rio Grande do Norte. 

Por fim, ele reforçou que os portos de Natal, Guamaré e Areia Branca vão continuar funcionamento como estão atualmente. Cada um com sua função, e que o novo porto-indústria voltado para as operações offshore será uma adição ao portfólio do setor portuário potiguar ao longo dos próximos anos.

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