Home NOTÍCIAS Produção russa de petróleo tem melhor resultado desde trimestre desde 2002

Produção russa de petróleo tem melhor resultado desde trimestre desde 2002

by Bruna Carla
russia petroleo

Os futuros subiram até 2,4% em Nova York na sexta-feira antes de reduzir alguns desses ganhos. A Rússia aprofundou seus cortes na produção e o ministro da Energia, Alexander Novak, disse que vai discutir sua prorrogação um dia depois de a Rússia ter considerado a possibilidade de que eles deixem o país em setembro. Enquanto isso, os temores da demanda diminuíram um pouco na retomada das negociações comerciais entre a China e os EUA e as previsões de crescimento contínuo este ano por dois presidentes do Federal Reserve.

“A situação na Rússia pareceu um pouco vacilante ontem com algumas das declarações que saíram da Opep e da Rússia”, disse Bob Yawger, diretor da divisão de futuros da Mizuho Securities USA, em Nova York. A conversa desta manhã tranquilizou o otimismo do mercado para os cortes, disse ele.

O petróleo ganhou 32% para começar o ano, já que a Arábia Saudita lidera a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados na redução da oferta para evitar um excesso de oferta. Se os EUA estenderão as dispensas, permitindo que alguns países continuem comprando petróleo iraniano, está se configurando como um importante risco de oferta, enquanto a desaceleração do crescimento econômico global está limitando os ganhos futuros.

“O complexo de energia teve um desempenho estelar nos preços nos primeiros três meses deste ano”, escreveu Stephen Brennock, analista da PVM Oil Associates, em um relatório. “O pano de fundo fundamental está prestes a apertar no próximo trimestre.”

O West Texas Intermediate para entrega em maio subiu 70 centavos para US $ 60,00 / bbl na New York Mercantile Exchange a partir das 10h27, hora local. O contrato está em ritmo de alta pela quarta semana consecutiva, e seu maior ganho trimestral desde junho de 2009.

O acordo Brent for May, que expira na sexta-feira, subiu 49 centavos para US $ 68,31 / bbl na bolsa ICE Futures Europe, com sede em Londres. Aumentou 27% neste trimestre. O preço de referência global foi de US $ 8,23 para o WTI.

Veja também