Home INDÚSTRIA Primeiro carro totalmente elétrico da Ford chega ao Brasil com 379 km de autonomia

Primeiro carro totalmente elétrico da Ford chega ao Brasil com 379 km de autonomia

Ford aposta em inovação e desempenho com seu primeiro carro elétrico no país, prometendo abalar o mercado e a concorrência.

by Marcelo Santos
Primeiro carro totalmente elétrico da Ford chega ao Brasil com 379 km de autonomia

A Ford, uma das líderes mundiais no segmento automobilístico, trouxe ao Brasil o Mustang Mach-E, marcando sua estreia no mercado brasileiro de veículos elétricos. O carro elétrico, que desembarca quase três anos após sua estreia nos Estados Unidos, chega como uma das apostas da montadora para enfrentar concorrentes de peso no segmento de elétricos e esportivos.

Carro elétrico da Ford é sucesso de vendas nos Estados Unidos

O Mustang Mach-E não é apenas mais um carro elétrico. Ele é, atualmente, um dos modelos mais vendidos no mercado norte-americano, posicionando-se atrás somente dos populares Tesla Model 3 e Model Y. Sua trajetória de sucesso nos Estados Unidos inclui mais de 28 mil unidades já emplacadas, consolidando-se como um dos favoritos entre os entusiastas de carros elétricos.

As especificidades do Mustang Mach-E

Preparado para deslumbrar, o Mach-E combina dois motores elétricos, tração integral e um pacote de bateria robusto. Essas características garantem ao carro elétrico da Ford uma autonomia de 541 quilômetros, conforme atestado pelo ciclo WLTP — uma convenção global de testes para carros elétricos. Já pelo Inmetro, cuja avaliação tende a ser mais conservadora, a autonomia é de 379 quilômetros, destacando-se entre os melhores da categoria.

A versão GT Performance, única disponível no Brasil, oferece impressionantes 487 cavalos e torque de 860 Nm. O Mustang Mach-E não decepciona em seu desempenho, alcançando de zero a 100 quilômetros por hora em apenas 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 200 quilômetros por hora.

Inovação no pedal

Um dos recursos que chamam a atenção no carro elétrico da Ford é o sistema “one pedal”. Neste modo, os motoristas podem praticamente esquecer o freio. Basta aliviar o pé do acelerador para o carro iniciar a frenagem. Esse sistema pode ser acionado em três modos distintos de direção: Whisper, Engage e Unbridle, cada um pensado para diferentes situações e estilos de direção.

Para os amantes do tradicional Mustang a combustão, a falta do icônico ronco do motor pode ser um ponto de estranhamento. No entanto, a Ford pensou nisso e incorporou um modo que, com o simples toque de um botão, simula o som do motor, permitindo que os condutores ainda possam sentir um pouco da emoção do rugido característico.

Preço e estrutura no Brasil

A chegada do Mustang Mach-E representa um movimento estratégico da Ford. A montadora teve que adaptar toda a sua rede para garantir o melhor serviço ao cliente. Ao todo, 50 concessionárias estão especializadas na manutenção deste carro elétrico.

Em parceria com a EZVolt, a maior rede privada de eletropostos do país, os proprietários do Mach-E terão acesso a mais de 800 postos em 15 estados, com um voucher gratuito de uso por 12 meses ou 950 kW. Enquanto nos Estados Unidos o Mustang Mach-E tem preço em torno de US$ 60 mil, no Brasil, ele é comercializado por R$ 486 mil.

A visão global da Ford

O lançamento do Mustang Mach-E no Brasil está alinhado com o objetivo global da Ford de focar na tecnologia elétrica como um dos pilares centrais para o futuro dos carros. A montadora tem planos ambiciosos: uma produção anual de 600.000 carros elétricos até 2023 e mais de 2 milhões até 2026.

O presidente da Ford da América do Sul, ao comentar sobre o desempenho da empresa, mencionou: “Vemos nos últimos dois anos a mudança do portfólio de negócio muito focado no nosso global, nossas picapes, ícones, SUVs, e Ford Pro, e estamos colhendo resultados que são extremamente positivos em linha com as nossas expectativas. Nesse ano, vamos crescer mais de 30% na América do Sul. Só até o mês de agosto, crescemos mais de 30% no mercado do Brasil.”

Veja também