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Primeiro carro elétrico com bateria de sal do mundo começa a ser exportado para o mercado brasileiro

A bateria de sal, ou sódio, representa uma evolução na tecnologia de armazenamento de energia para veículos elétricos.

by Marcelo Santos
Primeiro carro elétrico com bateria de sal do mundo começa a ser exportado para o mercado brasileiro

A JAC Motors está expandindo suas operações internacionais com o lançamento da submarca Yiwei, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e produção de carros elétricos, incluindo um carro elétrico com bateria de sódio. Esta semana, a empresa anunciou o embarque do primeiro lote de 10.000 veículos elétricos destinados aos mercados da América Central e América do Sul, marcando o início oficial de sua nova estratégia internacional. O primeiro lote inclui um modelo equipado com bateria de sal, uma novidade tecnológica promissora.

Expansão da JAC com Yiwei

O embarque, realizado na JAC Smart Factory na China, simboliza um marco significativo para a JAC Motors, destacando sua determinação em se tornar uma figura proeminente no mercado de veículos elétricos globais. Este primeiro lote inclui dois modelos distintos: o compacto Yiwei 3 e o subcompacto E10X (JAC e-JS1), este último equipado com baterias de sódio, uma novidade tecnológica promissora.

Uma das grandes inovações trazidas pela JAC é a adoção de baterias de sal em seus veículos elétricos. O carro elétrico JAC Yiwei E10X Huaxianzi, uma versão atualizada do JAC e-JS1, é um exemplo notável. Este hatchback elétrico é alimentado por uma bateria cilíndrica de íons de sódio fornecida pela HiNa Battery, que utiliza uma tecnologia de “colmeia” UE (Encapsulamento Unitário) da JAC.

A nova bateria de sódio possui uma capacidade de 23,2 kWh, proporcionando uma autonomia de 230 km pelo ciclo CLTC (Ciclo de Condução Urbana na China), com um consumo de energia de aproximadamente 10 kWh/100 km. Além disso, destaca-se o tempo de recarga rápido, levando apenas 20 minutos para recarregar de 10% a 80% e 15 minutos para recarregar de 30% a 80%.

Desempenho e eficiência do carro elétrico

O JAC Yiwei 3, por sua vez, é um carro elétrico compacto projetado para competir diretamente com modelos como o BYD Dolphin e GWM Ora 03. Com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e uma bateria LFP de 41 kWh, oferece uma autonomia impressionante de 405 km. Uma versão superior está disponível, com 100 kW (136 cv) e uma bateria de 51,5 kWh, proporcionando uma autonomia estendida de 505 km, sempre pelo ciclo CLTC.

A iniciativa da JAC Motors em introduzir carros elétricos com bateria de sódio no mercado internacional tem o potencial de revolucionar a indústria automotiva. Além de oferecer uma alternativa mais acessível em termos de preço, esses veículos prometem uma maior eficiência energética e um impacto ambiental reduzido.

A expansão da JAC para os mercados da América Central e América do Sul é um passo estratégico, considerando o crescimento contínuo da demanda por veículos elétricos na região. O lançamento do Yiwei 3 e do E10X marca o início de uma nova era de mobilidade sustentável nesta parte do mundo.

O que é uma bateria de sal?

As baterias de sal, ou baterias de sódio, representam uma evolução significativa na tecnologia de armazenamento de energia para carros elétricos. Ao contrário das baterias de íons de lítio convencionais, que utilizam materiais como o cobalto, as baterias de sódio empregam compostos de sal como eletrólitos. Confira as vantagens da bateria de sódio em carro elétrico:

  • Custo reduzido: Os materiais utilizados em uma bateria de sal são mais abundantes e menos dispendiosos do que os componentes tradicionais das baterias de íons de lítio, o que pode resultar em custos de produção mais baixos para os veículos elétricos equipados com essa tecnologia.
  • Segurança aprimorada: A bateria de sal tende a ser mais segura do que as de lítio, pois é menos propensa a superaquecimento e incêndios. Isso se deve à maior estabilidade dos materiais e à menor reatividade química das baterias de sódio.
  • Sustentabilidade: O sódio é um elemento mais sustentável e ecologicamente correto do que o cobalto e o lítio, cuja mineração pode ter impactos ambientais significativos. Além disso, a disponibilidade de sódio é mais ampla, contribuindo para uma produção de baterias mais sustentável em longo prazo.
  • Ciclo de vida prolongado: As baterias de sódio tendem a ter um ciclo de vida mais longo do que as de lítio, o que significa que podem suportar um número maior de ciclos de carga e descarga antes de precisarem ser substituídas. Isso pode resultar em uma maior durabilidade e menor custo de manutenção para os proprietários de veículos elétricos.

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