Home DESTAQUE Primeira usina de etanol de milho do Nordeste será inaugurada pela Cooperativa Pindorama

Primeira usina de etanol de milho do Nordeste será inaugurada pela Cooperativa Pindorama

A Cooperativa Pindorama anunciou a primeira usina de etanol de milho na região Norte-Nordeste do Brasil. Saiba mais!

by Veronica Stivanim
,usina de etanol, etanol, indústria, economia, destaque, ÓLEO E GÁS,

A Cooperativa Pindorama anunciou que iniciará a produção de etanol de milho, sendo assim, a empresa criará a primeira unidade Flex da região Norte-Nordeste do país.

Primeira usina de etanol de milho do Nordeste será inaugurada pela Cooperativa Pindorama

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informa que a Cooperativa Pindorama está autorizada a produzir até 340 mil litros de hidratado e 160 mil litros de anira por dia.

Contudo, essa autorização deverá ser alterada. Visto que a tendência é que a empresa produza cerca de 300 mil litros de amido e 540 mil litros de hidratado por dia.

Destilaria e estrutura industrial

A cooperativa já possuía uma estrutura para produzir etanol de milho, pois a empresa já tem uma destilaria de cana-de-açúcar. A Cooperativa Pindorama também está construindo uma unidade para o armazenamento de produtos culinários.

Sendo assim, esta unidade industrial terá uma elevada capacidade de produção. Dessa forma, a empresa também poderá expandir sua capacidade de produção de fubá e flocão de milho.

Crescimento para a economia local

Quando uma indústria se instala em uma determinada região, leva crescimento para o local. Por isso, é muito importante a iniciativa da Cooperativa Pindorama para a região Norte-Nordeste do Brasil. Visto que o benefício se estende para as famílias de agricultores locais.

A empresa já realizou diversas iniciativas sustentáveis e tem sido um destaque no desenvolvimento da região Norte-Nordeste do Brasil. Por isso, a cooperativa é uma referência sustentável na utilização de recursos naturais.

Como é a produção de etanol de milho?

De forma sucinta, o processo referente à produção de etanol de milho é similar ao processo feito com a cana-de-açúcar, já que ambos têm como base a fermentação.

Contudo, no caso do etanol de milho, é necessário quebrar as grandes moléculas do amido, o que requer investimento em tecnologias apropriadas.

Novos investimentos podem ocorrer na região Norte de Alagoas

A Cooperativa Pindorama também apoia os agricultores da região litoral do Norte de Alagoas, discutindo estratégias de produção junto com a Prefeitura de Maragogi.

A produção de álcool à base de milho faz parte das pautas sobre as estratégias de produção. Além disso, também destaca-se a possibilidade da destilação de grãos de milho seco, já que é uma iniciativa que poderia apoiar o agricultor local.

Sobre a Cooperativa Pindorama

Além das atividades econômico-financeiras, a Cooperativa Pindorama promove o desenvolvimento social, contribuindo através do CETRUP – Centro de Treinamento Rural de Pindorama e em parceria com organismos como o SEBRAE, o SENAI, o SENAR, de acordo com informações oficiais. Através do NIEP – Núcleo de Incubadora de Empresas Pindorama, a empresa apoia as microempresas locais. 

Projeto Amanhã

Um dos destaques dentre os vários projetos sociais da cooperativa, é o Projeto Amanhã, que possibilita que os jovens se capacitem na atividade agrícola através de diversas aulas e experiência prática na horticultura.

O projeto é realizado em parceria com o Sebrae e com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A empresa define que seu objetivo é melhorar as condições sociais, políticas, culturais e econômicas, além de desenvolver uma forma sustentável de apoiar a comunidade.

Veja também