A Prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, acaba de lançar um novo edital para o concurso público municipal, voltado ao preenchimento de 710 vagas e formação de cadastro de reserva. Destinado a profissionais com formação superior na área de educação, o concurso oferece oportunidades de estabilidade e atraentes condições de trabalho para professores.
Organizado pelo Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o processo seletivo contemplará diversas áreas da educação básica, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. A remuneração inicial oferecida para os aprovados será de R$ 3.315,41, para uma carga horária de 30 horas semanais.
Inscrições e detalhes do Concurso Público
As inscrições para o concurso começam em 25 de novembro e se estendem até 16 de dezembro de 2024. Durante esse período, os interessados deverão acessar o site oficial da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br) para realizar a inscrição, escolhendo também o município onde preferem realizar as provas, com opções entre Natal, Caicó e Mossoró. A taxa de inscrição ainda não foi divulgada no edital, mas os candidatos devem acompanhar atualizações no portal.
Para a seleção dos candidatos, o concurso conta com diferentes etapas. A primeira é a prova objetiva, que será aplicada em duas datas distintas, dependendo do cargo. No dia 12 de janeiro de 2025, será realizada a prova para o cargo de Professor Pedagogo de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para os demais cargos, a prova será aplicada em 26 de janeiro de 2025. Com caráter eliminatório e classificatório, a avaliação objetiva será composta de 20 questões de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos, totalizando 60 questões. Além disso, o candidato deverá elaborar uma redação, cuja nota também terá peso na classificação final.
Os locais e horários de aplicação das provas serão disponibilizados no site da COMPERVE nos dias 08 e 22 de janeiro de 2025, e os gabaritos da prova objetiva serão publicados no mesmo dia das provas, duas horas após o encerramento. A prova terá duração máxima de cinco horas e, além da prova objetiva e da redação, o certame incluirá avaliação de títulos, em que serão considerados diplomas e certificados de especialização, mestrado e doutorado.
Áreas e requisitos das vagas oferecidas
O concurso público da Prefeitura de Natal oferece vagas em várias especialidades dentro do magistério municipal. Entre os cargos, há oportunidades para professores de Pedagogia, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Ensino Religioso, além de cargos para professores especializados em Atendimento Educacional Especializado (AEE), artes em diferentes vertentes (dança, teatro, música e artes visuais), intérprete de Libras e professor de inglês.
Todas as posições exigem graduação em licenciatura na área específica, e os interessados devem observar com atenção os requisitos descritos no edital, conforme a área de atuação. No total, 37 vagas serão destinadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 142 para candidatos negros, conforme as políticas de inclusão e diversidade da Prefeitura de Natal. Para ampla concorrência, haverá 531 vagas, contemplando um público diversificado de profissionais que atendam aos critérios estabelecidos.
Jornada e benefícios oferecidos
O salário inicial para os aprovados será de R$ 3.315,41, com carga horária de 30 horas semanais, e o contrato de trabalho seguirá os planos de cargos e salários municipais. O certame oferece uma oportunidade significativa para professores que buscam estabilidade e desejam contribuir para o avanço da educação municipal em Natal, que tem investido no desenvolvimento e qualificação dos profissionais da área. A expectativa é que os novos servidores contribuam para a formação de uma educação de qualidade, voltada ao desenvolvimento integral dos alunos.
Além do salário inicial, a possibilidade de progressão na carreira docente e os benefícios previstos para servidores municipais tornam este concurso uma excelente oportunidade de inserção no mercado de trabalho público, especialmente para profissionais com formação em licenciatura que visam crescimento na área educacional.
Validade do Concurso Público e divulgação de resultados
A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, conforme necessidade da Prefeitura de Natal. Isso significa que, durante esse período, os candidatos classificados no cadastro reserva poderão ser convocados conforme a abertura de novas vagas ou a necessidade de reposição de pessoal na rede municipal de ensino.
A divulgação dos gabaritos oficiais será feita logo após a aplicação das provas objetivas, e a classificação final incluirá a avaliação de títulos, respeitando-se os critérios de pontuação estabelecidos no edital. Com isso, os candidatos que possuem especializações, mestrados ou doutorados terão uma vantagem na classificação, podendo somar pontos extras ao resultado final.