Home ENERGIA Preços baixos são oportunidade para Índia aumentar sua participação de gás natural

Preços baixos são oportunidade para Índia aumentar sua participação de gás natural

by Marcelo Santos

Os preços do GNL (gás natural liquefeito) deverão manter-se moderados a médio prazo, uma vez que se espera que o saldo global de GNL exerça pressão negativa sobre os preços.

O consumo de gás natural na Índia precisa de uma política destinada a aumentar a participação do consumo de energia primária para 15%, que é a meta do governo hoje em 6%, disse a CRISIL, acrescentando que a demanda por gás natural é estimada em 55%. Milhões de medidores padrão por dia (milhões de metros cúbicos por dia) até 2024, devido à distribuição de gás na cidade, fertilizantes e ao segmento industrial.

“Por outro lado, espera-se que a produção de gás no país nesse período aumente em cerca de 30 milhões de metros cúbicos. Assim, a dependência líquida de gás natural liquefeito (GNL), que representou 46% do consumo total de gás no ano fiscal de 2019, deverá permanecer alta nos próximos 5 anos. E como se espera que os preços do GNL continuem atrativos, isso será um bom presságio para a Índia ”, diz o relatório da CRISIL.

A agência espera que os preços do GNL permaneçam baixos no médio prazo, uma vez que o balanço global de GNL deve levar a reduções de preços, e espera-se uma oferta em larga escala nos EUA e na Austrália nos próximos 5 anos.

“Mais importante, estamos a assistir a uma mudança estrutural nos preços do GNL, uma vez que não está ligada aos preços do petróleo bruto e é comparada com os centros de comércio de gás natural. Acreditamos que nas condições de liquidez crescente do mercado, a concorrência entre o gás é uma forma de promover os preços. Isso beneficiará a Índia, já que os preços se tornarão mais atraentes e a volatilidade dos preços diminuirá ”, disse Vivek Sharma, diretor sênior da CRISIL Infrastructure Advisory.

A introdução do Centro de Comércio de Gás e seu posterior desenvolvimento como diretriz tornarão os preços mais transparentes e atraentes no contexto indiano. Além disso, o relatório afirma que a inclusão de gás natural no GST reduzirá o efeito cascata, melhorando assim a acessibilidade econômica.

Ele acrescentou que o design de pipeline robusto é outro imperativo e, portanto, a revisão da estrutura de autorização do pipeline é crucial. Além disso, a simplificação do relatório do gasoduto ajudará a desenvolver os mercados de gás de curto prazo e, por sua vez, aumentará o consumo.

Além das medidas estruturais, o relatório também recomenda que elas também sejam atribuídas aos setores de usuários finais. Isso inclui a criação de um mercado para usinas a gás por meio de leilões de pico de capacidade, fornecimento de energia renovável, gás híbrido ininterrupto e desenvolvimento do mercado de serviços auxiliares.

Veja também