NOTÍCIAS

Praças e ruas do ES ganham destaque com projeto de “árvore solar” capaz de transformar energia solar em elétrica

Em um esforço conjunto entre o Centro de Pesquisa Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (CPID) e o Laboratório de Telecomunicações da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), um projeto inovador está tomando forma: Uma árvore solar que não apenas agregam beleza aos espaços públicos, mas também geram energia elétrica sustentável a partir da luz do sol.

Conheça a árvore solar

A ideia por trás da árvore solar é criar um sistema de geração de energia solar que se diferencia das tradicionais instalações em telhados ou em solo. Em vez disso, as árvores solares imitam a estrutura de árvores naturais, permitindo uma produção eficiente de energia mesmo em espaços limitados.

Cada árvore solar possui uma altura de seis metros e está equipada com 21 placas solares. O que torna essa inovação ainda mais notável é o fato de que essas árvores têm o potencial de gerar três vezes mais energia elétrica por metro quadrado do que os sistemas convencionais.

Marcelo Segatto, coordenador do LabTel e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufes, destaca que a eficiência da árvore solar reside na capacidade de dispor várias placas solares em uma área compacta. Ele enfatiza que o objetivo principal é educar e conscientizar as pessoas sobre o uso racional da energia e a importância das fontes de energia renovável.

Onde as árvores solares serão implementadas?

As primeiras árvores solares desse projeto inovador serão instaladas em locais estratégicos no Espírito Santo. O Parque Cultural — Casa do Governador, em Vila Velha, será um dos beneficiários dessa tecnologia sustentável. Duas escolas técnicas da rede estadual também receberão as árvores solares: a CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, e CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva. A expectativa é que as instalações estejam concluídas até o ano de 2024.

Contribuindo para cidades inteligentes e o meio ambiente

Relatórios produzidos pelo CPID e LabTel destacam a importância de fornecer alternativas sustentáveis para a produção de energia elétrica. Essa abordagem não apenas incentiva o desenvolvimento de cidades inteligentes no estado, mas também está alinhada com as preocupações ambientais globais relacionadas às mudanças climáticas.

A adoção da árvore solar representa um passo significativo para mudar o perfil energético do Brasil. Além disso, estimula a população a se envolver e interagir com a tecnologia, alinhando-se com os objetivos do estudo.

A estrutura da árvore solar

Lohane Palaoro, pesquisadora do Laboratório de Gestão de Energias Renováveis do CPID e estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Ufes, explica que a disposição das placas solares na árvore solar é inspirada na natureza. As árvores e plantas conseguem organizar suas folhas para evitar sombreamento, e esse padrão é frequentemente associado à Sequência de Fibonacci.

A Sequência de Fibonacci é uma série matemática em que cada termo seguinte é a soma dos dois anteriores: 0,1,1,2,3,5,8,13 e assim por diante. Esse padrão matemático contribui para a eficiência energética do projeto, garantindo um melhor aproveitamento da luz solar.

Apoio institucional

A pesquisa por trás desse projeto revolucionário recebe apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), demonstrando a relevância e o potencial de impacto dessa iniciativa.

À medida que as árvores solares se tornam uma realidade no Espírito Santo, elas representam um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente. Essa inovação não apenas beneficia o meio ambiente, mas também educa e envolve a comunidade local na transição para fontes de energia mais limpas e renováveis.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Finlândia busca brasileiros para ocupar vagas de emprego com salários acima de € 4.018 euros

A Finlândia, conhecida por sua alta qualidade de vida e por ser o país mais…

13 horas ago

Energisa recruta candidatos com e sem experiência para ocupar cerca de 142 vagas de emprego em seu processo seletivo, confira os cargos

A Energisa, uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, acaba de abrir seu…

13 horas ago

Klabin divulga abertura de processo seletivo com mais de 100 vagas abertas para diversas funções

A Klabin, uma das maiores empresas do setor de papel e celulose, está com um…

13 horas ago

Montadora chinesa Zeekr revoluciona mercado brasileiro com Veículos Elétricos de luxo

A montadora chinesa Zeekr, pertencente ao Grupo Geely, que também controla marcas como a Volvo,…

1 dia ago

Yamaha oferece vagas de emprego em suas unidades ao redor do Brasil. Processo seletivo contempla mais de 50 oportunidades, descubra os salários e cargos

A Yamaha, renomada fabricante de motocicletas e produtos náuticos, anunciou a abertura de novas vagas…

1 dia ago