Foto: Governo do Ceará
Recentemente, a companhia Portocem firmou um pré-contrato com o Porto do Pecém para viabilizar o projeto de construção da sua nova usina termelétrica movida a gás natural no local. A estrutura está prevista para iniciar as operações em 2026 e, até lá, contribuirá fortemente para transformar o Ceará em um hub de gás natural. A companhia aproveitará a infraestrutura de qualidade e a localização privilegiada para impulsionar o negócio. Além disso, esse empreendimento irá gerar 1700 vagas de emprego para a população local.
Após discussões para firmar parcerias voltadas ao desenvolvimento do projeto, o Portocem assinou o pré-contrato com o Porto do Pecém para a instalação de sua nova usina termelétrica na área do complexo portuário. O empreendimento está previsto para ter o início das operações em 2026 e terá capacidade de 1.572 MW de geração de energia. Assim, ele será essencial para garantir mais segurança ao Sistema Interligado Nacional no Ceará.
Isso, pois a nova usina termelétrica movida a gás natural está sendo planejada para operar de forma intensiva em momentos de baixa produção nas hidrelétricas da região. Dessa forma, Ronan Dias, CEO da Portocem, destaca que esse não é só um projeto importante para a lucratividade interna da companhia, mas também para o desenvolvimento do estado do Ceará como um todo.
A nova usina termelétrica contribuirá para tornar o estado cearense um verdadeiro hub de gás natural ao longo dos próximos anos. Para isso, ela será implantada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), empresa do Complexo do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Composta por 4 turbinas geradoras movidas a gás natural, a usina termelétrica da Portocem contará com uma linha de transmissão de 8 km que conectará a usina ao SIN, através da Subestação Pecém 2. A companhia realizará então o afretamento de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) para o abastecimento da usina do Porto do Pecém, e já se movimenta para firmar contratos para isso.
A Portocem está trazendo para o estado do Ceará um dos maiores projetos de energia já vistos na história da região.
“Esse é um projeto de alto investimento, um dos maiores já planejados para o estado do Ceará. Será aqui a primeira usina termelétrica a gás natural do Brasil instalada numa zona de processamento de exportação, na nossa ZPE Ceará. Além disso, teremos a instalação do suprimento de GNL em área abrigada no Porto do Pecém”, celebra Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém (CIPP).
A escolha do Porto do Pecém para a instalação da nova usina foi estratégica, visto que o complexo já possui uma ótima infraestrutura de geração energética e está em uma localização privilegiada para isso. No entanto, além de beneficiar com tudo isso, a Portocem pretende contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do estado e deve gerar mais de 1700 vagas de emprego diretos durante o andamento do projeto.
Em 2026, o estado do Ceará se tornará ainda mais presente no cenário nacional de gás natural, com a finalização do empreendimento.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…