O Porto do Itaqui, em São Luís, acabou de bater um recorde ao receber mais de 135 mil toneladas de óleo diesel S10 dos Emirados Árabes Unidos a bordo do petroleiro Zumbi dos Palmares. Essa importação exigiu uma operação logística inédita, três vezes maior que o usual, com distribuição da carga entre o terminal do porto e outras embarcações. Com a competência da Bureau Veritas na inspeção da qualidade do combustível e a análise criteriosa de amostras, a operação foi concluída em apenas cinco dias, marcando um feito histórico para o Porto do Itaqui.
Carga recorde de óleo diesel é descarregada no Porto do Itaqui
O Porto do Itaqui acaba de protagonizar um feito histórico ao receber um carregamento recorde de óleo diesel originário dos Emirados Árabes Unidos. Essa carga de combustível, que ultrapassa 135 mil toneladas de diesel S10, foi transportada para o Brasil pelo petroleiro Zumbi dos Palmares. A notícia surpreendente não apenas destaca a magnitude da operação, mas também os desafios logísticos que surgiram durante o processo.
A grandiosidade dessa carga exigiu uma operação logística três vezes maior do que o habitual. Para acomodar essa quantidade de diesel, o conteúdo precisou ser distribuído entre o terminal do Porto do Itaqui e outras três embarcações. A qualidade do diesel importado era uma prioridade inegociável. O Bureau Veritas, que já possui experiência em outros 14 grandes portos brasileiros, desempenhou um papel crucial na inspeção e supervisão dessa carga.
A equipe do Bureau Veritas realizou inspeções em todos os tanques dos navios, bem como nos tanques de terra, além de supervisionar quatro descargas simultâneas. Tudo isso foi feito com máxima eficiência e segurança, garantindo a qualidade do combustível. Conforme anunciado pela companhia, a operação foi realizada em tempo recorde, com a análise e descarga das 135 mil toneladas de diesel transportadas pelo Zumbi dos Palmares concluídas em um total de cinco dias.
Isso é impressionante, considerando que operações normais nos portos da região costumam inspecionar cargas de 40 a 50 mil toneladas e levar cerca de três dias para serem finalizadas. Esse feito representa uma conquista notável para o Porto do Itaqui. Além disso, a importação do óleo diesel teve um impacto significativo nas estatísticas de importação de combustível em 2023. As 135 mil toneladas de diesel representam impressionantes 1,7% das importações totais de combustível neste ano.
Qualidade do óleo diesel vindo dos Emirados Árabes Unidos foi o foco da operação
A qualidade do diesel foi um ponto focal durante toda a operação no Porto do Itaqui. Amostras que foram coletadas de todos os 13 tanques do petroleiro foram minuciosamente analisadas em instalações localizadas em São Luís e Santos, visando garantir todos os critérios exigidos pela ANP. Parâmetros como densidade, octanagem, teor de enxofre, transparência e impurezas foram verificados. Somente após a emissão dos laudos que atestavam a qualidade informada, o processo de descarga do combustível foi iniciado.
Uma parcela significativa dos 135 mil toneladas de diesel foi armazenada nos terminais do próprio Porto de Itaqui, somando 55 mil toneladas. O restante foi destinado a outras embarcações: Pine Meadow recebeu 40 mil toneladas, Endless Summer recebeu 11 mil toneladas e Sergio Buarque de Holanda ficou com 18 mil toneladas. Essa distribuição estratégica contribuiu para garantir um fornecimento estável de diesel em várias partes do país.
O Porto do Itaqui é um dos portos mais estratégicos do Brasil devido à sua localização privilegiada, que facilita o acesso a mercados em diversos pontos, como Europa, América do Norte e Canal do Panamá. Com a operação finalizada com sucesso, o Porto do Itaqui e o Bureau Veritas demonstraram mais uma vez sua capacidade de enfrentar desafios e garantir um suprimento confiável de combustível para o país.