Home INDÚSTRIA Porto de Santos conquista autorização para operar seu primeiro terminal de graneis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

Porto de Santos conquista autorização para operar seu primeiro terminal de graneis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

ANP autoriza a operação do terminal de granéis líquidos pelo Porto de Santos, situado no Porto do Itaqui. O terminal possui capacidade nominal de 20 mil metros quadrados.

by Valdemar Medeiros
Porto de Santos conquista autorização para operar seu primeiro terminal de graneis líquidos no Porto do Itaqui (MA)

O Porto de Santos conquistou a autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar seu primeiro terminal de granéis líquidos, chamado de TGL-3, situado no Porto do Itaqui, no estado do Maranhão. O Porto é um hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte e possui grande potencial de expansão com foco no agronegócio.

Terminal de granéis líquidos contará com 20 mil metros quadrados

Com capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, etanol anidro, gasolina e biodiesel, o terminal  no Porto do Itaqui possui conexões com os modais marítimo, rodoviário, dutoviário e ferroviário e é um dos três terminais comprados pelo Porto de Santos em um leilão realizado no último ano, um greenfield, com início de atividades previsto para 2026 e dois brownfields que já estavam em operação.

O Porto de Santos afirma que, após o terminal no Porto do Itaqui, seguirá trabalhando para obter a licença para começar as operações de seu segundo terminal brownfield, o TGL 1, e também no projeto da terceira área arrematada.

Juntas, estas outorgas já somaram R$ 157,3 milhões. O prazo para cada arrendamento é de duas décadas, podendo ser prorrogadas sucessivas até o limite de 70 anos. Às três áreas totalizarão 201 mil metros cúbicos de capacidade nominal, após executados investimentos projetados em expansão de capacidade, onde o CapEx pode ultrapassar os R$ 500 milhões.

Porto de Santos também recebe navio de sulfato de amônia

Além da notícia do terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui, recentemente o Porto de Santos contou com a chegada de um navio com fertilizantes que possui 229 metros de comprimento. A embarcação saiu no dia 12 de julho da cidade de Huanghua, na China, com 82,5 mil toneladas de fertilizantes. 

Após o desembarque no Porto de Santos, a carga que chegou no litoral de São Paulo em 27 do último mês, deve seguir através de ferrovias até a região Centro-Oeste, maior produtora de soja e milho do país, que depende desses insumos importados. De acordo com a Wilson Sons, em nota, a afretadora do navio de sulfato de amônia é a empresa Allied Harvest, representada pela AgriLaf no Brasil. 

Conheça o Porto de Santos

O Porto de Santos é um porto estuarino, situado nos municípios de Santos, Cubatão e Guarujá, todos no estado de SP, sendo o principal porto do país e também o maior complexo portuário da América Latina, contando com uma grande variedade de terminais de carga para vários produtos, que fazem a movimentação de granéis líquidos, sólidos, carga geral, contêineres e passageiros.

A área de influência econômica do porto concentra cerca de 67% do PIB brasileiro, atingindo principalmente os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São embarcados ou desembarcados através do Porto de Santos, cerca de 60% do comércio internacional ou estado de São Paulo.

O Complexo Portuário responde, historicamente, por mais de 25%, ou um quarto, da movimentação da balança comercial brasileira, e é o maior porto exportador de açúcar, café em grãos ou suco de laranja do mundo. Outras cargas importantes são as de soja, milho, sal, trigo, veículos, papel, álcool e outros granéis líquidos.

Veja também