O concurso público da Autoridade Portuária de Santos (APS Santos), localizada no coração do principal porto brasileiro e um dos maiores da América Latina, promete ser um dos mais aguardados do ano. Previsto para ser lançado ainda este mês, o edital trará 250 vagas de emprego para diversos cargos de níveis médio, técnico e superior, marcando o primeiro concurso público do Porto de Santos em 13 anos. Durante este período, a APS experimentou uma redução de pessoal devido a demissões e planos de desligamento voluntário, criando uma necessidade urgente de recomposição do quadro de funcionários.
A Fundação VUNESP foi contratada para organizar este aguardado certame, o que é um indicativo da seriedade e da qualidade do processo seletivo a ser esperado. Serão ofertadas 250 vagas de emprego que abrangem uma variedade de funções, atendendo a profissionais com formação em níveis médio, técnico e superior. Os futuros servidores da APS podem esperar remunerações iniciais de até R$ 3.034,32, podendo chegar a R$ 6.068,64, um valor altamente competitivo e atrativo no mercado de trabalho.
Estão definidas algumas vagas de emprego no concurso público do Porto de Santos, confira:
O Porto de Santos não é apenas vital para o comércio brasileiro e internacional, mas também é um dos maiores complexos portuários da América Latina e um dos maiores do mundo em movimentação de contêineres. Este fato sublinha a importância estratégica da APS Santos e do seu pessoal, que garante a eficiência e a segurança das operações portuárias.
Para aqueles interessados em aproveitar essa oportunidade única, é essencial começar a preparação o quanto antes. Com a VUNESP como banca organizadora, espera-se um concurso com provas objetivas desafiadoras e, possivelmente, outras etapas, dependendo do cargo. É importante revisar o último edital da APS Santos para ter uma ideia das matérias e do formato das provas.
O concurso APS Santos representa uma excelente chance para profissionais que desejam construir uma carreira sólida e significativa no setor portuário. Além da estabilidade empregatícia, os funcionários da APS terão a oportunidade de contribuir para o crescimento e a eficiência do maior porto da América Latina, desempenhando um papel crucial no comércio e na economia do país. Este concurso é, sem dúvida, uma porta de entrada para uma carreira repleta de desafios e recompensas.
Durante a abertura da 28ª Intermodal South America 2024, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o Plano Estratégico do Porto de Santos será divulgado até o dia 30, com investimentos previstos de R$ 10 bilhões. Essa iniciativa visa impulsionar o maior ativo portuário do Hemisfério Sul e promover melhorias significativas em sua infraestrutura.
Costa Filho destacou que nos últimos cinco anos, apenas R$ 100 milhões foram investidos no Porto de Santos, mas nos próximos anos, o Governo Federal planeja destinar mais de R$ 8 bilhões para diversas áreas. Estão previstos ainda investimentos de R$ 6 bilhões na dragagem, no Aeroporto de Guarujá, na melhoria da governança e em operações por meio do Sistema de Informação e Gerenciamento de Tráfego de Embarcações (VTMIS).
O ministro também anunciou o lançamento da Secretaria Nacional de Hidrovias, previsto para o próximo dia 25, com o objetivo de impulsionar o potencial hidroviário do Brasil. Estão sendo planejados cinco grandes leilões de hidrovias, visando ampliar o escoamento da produção e reduzir custos logísticos.
Questionado sobre os gargalos nos acessos ao Porto de Santos, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância de diversificar as exportações por meio de outros portos e reduzir a dependência de commodities. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, ressaltou a parceria entre a Antaq e a ANTT para identificar e resolver os gargalos nos acessos terrestres aos portos, com foco especial no Porto de Santos.
Nery também destacou os avanços em projetos de hidrovias, como a Hidrovia Uruguai-Brasil e a concessão da primeira hidrovia no Rio Madeira. Durante o evento, foram assinados acordos de cooperação técnica e declarações de parcerias público-privadas para o desenvolvimento de portos verdes, demonstrando o compromisso das autoridades públicas e do setor privado com o desenvolvimento sustentável da infraestrutura portuária no Brasil.
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