Home NOTÍCIAS APM Terminals fará investimentos de 962 milhões de euros para otimizar as operações nos terminais de portos brasileiros

APM Terminals fará investimentos de 962 milhões de euros para otimizar as operações nos terminais de portos brasileiros

Visando a reforma de novos terminais, APM Terminals fará investimento milionário e os portos de Suape e Santos serão beneficiados.

by Redação Petrosolgas
Visando a reforma de novos terminais, APM Terminals fará investimento milionário e os portos de Suape e Santos serão beneficiados.

A multinacional APM Terminals está com mais um projeto de investimentos para o mercado brasileiro. Ela pretende aplicar 962 milhões de euros até o fim de 2026 nas suas operações portuárias no Brasil. Entre os projetos a serem desenvolvidos, estão novos terminais nos portos de Suape e Santos, além de reformas nas estruturas já em operação pela empresa.

APM Terminals desenvolve projeto de investimentos para operações no portos nacionais

Em uma jogada significativa para fortalecer sua presença no Brasil, a APM Terminals, subsidiária operadora de terminais de contêineres da Maersk, anunciou um plano de investimento de 962 milhões de euros (US$ 1 bilhão) para suas operações brasileiras até 2026. O investimento visa impulsionar a infraestrutura, aumentar a concorrência e atender às crescentes demandas da indústria marítima do país.

Uma parte significativa do investimento, no valor de 296 milhões de euros, será destinada ao desenvolvimento da Fase Um de um novo terminal em Suape, localizado no Estaleiro Atlântico Sul. A aquisição deste terminal, que está em estágios finais, revitalizará a infraestrutura e promoverá uma competição mais acirrada dentro do porto. Dessa forma, ele se tornará mais um dos terminais relevantes nos portos brasileiros.

Além disso, a APM Terminals comprometeu 666 milhões de euros para melhorar seus quatro terminais existentes e depósitos internos em todo o Brasil. Deste valor, 285 milhões de euros serão alocados para o Brasil Terminal Portuário (BTP) em Santos.

A empresa planeja multiplicar por cinco a sua capacidade de armazenamento em seus depósitos de contêineres no interior das regiões Nordeste e Sudeste do país. Dessa forma, a APM Terminals dará prioridade à renovação do terminal no Porto de Santos, que atualmente está operando próximo de sua capacidade total.

Empresa discute com o Governo Federal expansão de sua atuação nos terminais portuários

Para consolidar ainda mais suas operações no Brasil, a APM Terminals está em negociações com o governo federal para estender seu acordo de concessão, que expira em 2027, por mais 20 anos. Como parte desse acordo, a APM Terminals pretende modernizar e duplicar a capacidade atual de 1,5 milhão de TEUs do terminal.

A empresa planeja aplicar investimentos de pelo menos 285 milhões de euros até 2026, com potencial para mais 408 milhões de euros nos próximos cinco anos para facilitar melhorias contínuas. Além de expandir o terminal BTP, a APM Terminals e a Terminal Investment Limited (TIL), subsidiária do Grupo MSC, expressaram interesse conjunto no desenvolvimento de um novo terminal de contêineres, STS 10, no Porto de Santos.

No entanto, o futuro desse projeto permanece incerto, pois o novo governo o colocou em espera para reavaliação. Abordando as preocupações levantadas por outros operadores portuários em relação ao domínio da Maersk e da MSC, o CEO da APM Terminals, Keith Svendsen, tranquilizou, afirmando que a experiência em outros países mostra que essas preocupações são infundadas.

A empresa ainda demonstrou seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e se comprometeu a alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040 e uma redução de 70% nas emissões absolutas entre 2020 e 2030 em seus terminais controlados comercialmente. Para isso, a empresa planeja investir na eletrificação de equipamentos, comprar ou gerar energia renovável e otimizar suas operações.

Com o seu plano de investimentos nos terminais dos portos brasileiros alinhados às práticas ESG, a APM Terminals caminha rumo a um futuro próspero no mercado brasileiro. De acordo com as informações divulgadas, os portos de Suape e Santos são alguns que receberão parte dos investimentos da APM Terminals. Onde o objetivo da empresa é garantir a reforma e construção de novos terminais no país.

Veja também