Foto: Divulgação
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou, nesta terça-feira (4), durante a Conferência Internacional de Energias Renováveis, realizada no Centro de Convenções de Teresina, um memorando de entendimentos com a empresa Solatio para a instalação do maior parque de energia solar do Brasil, que abastecerá a produção de hidrogênio verde.
A infraestrutura no Piauí, com capacidade de 4 gigawatts, será instalada em Bom Princípio do Piauí e vai abastecer a indústria para a produção de amônia, matéria-prima para o hidrogênio verde, em Parnaíba. O começo da instalação da maior planta de energia solar do Brasil inicia em 2025 e faz parte da primeira etapa do projeto.
O governador do estado explica que o empreendimento torna mais próximo o processo de industrialização na cadeia de produção de energias renováveis no Piauí. Segundo Fonteles, agora, a Solatio anuncia um parque de energia solar de 4 GW no Piauí exatamente para abastecer esta futura usina, indústria de hidrogênio verde.
O governador destaca que, este parque de energia solar poderia ser em qualquer lugar do país, mas será boa parte dela feita no Piauí, gerando mais empregos e mais oportunidade de desenvolvimento para o estado. Pedro Vaquer, CEO da Solatio, explica que este é um sonho que se torna realidade.
Segundo o executivo, o que começou com um sonho hoje é uma absoluta realidade e acha que agora é possível dizer que o Piauí terá a maior usina de energia solar do Brasil para produzir hidrogênio verde, visto que isso ajudará a ter a energia necessária para esta primeira fase. Vaquer parabenizou o governador e afirmou que o Piauí pode contar com a empresa para contribuir com que o Brasil seja cada vez mais evoluído.
A Solatio possui licença ambiental para produzir 11,4 gigawatts de hidrogênio verde e amônia no Piauí, com foco no abastecimento do mercado europeu. Em todo o Brasil, a empresa investe R$ 25 bilhões em energia solar.
O projeto do parque solar para produção de hidrogênio verde no Piauí representa um marco importante para a produção de energias renováveis no Brasil, alavancando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
É importante mencionar que, além deste parque de energia solar, em novembro passado as empresas Solatio e Green Energy Park anunciaram um dos maiores projetos de hidrogênio verde do mundo. O empreendimento será instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, localizado em Parnaíba, a 340 quilômetros da capital Teresina. Este projeto terá sua operação iniciada em 2027.
O estado do Piauí tem o objetivo ousado de se tornar um polo na produção de hidrogênio verde no país, garante o governador Rafael Fonteles (PT). Segundo Fonteles, atualmente, o Piauí produz mais de cinco vezes a energia que consome com a matriz elétrica 100% limpa e exporta a energia.
O seu próximo passo é transformar essa energia limpa em uma molécula que possa ser usada pela indústria, que será o hidrogênio verde.
A posição foi anunciada nesta semana, durante a abertura da 1ª Conferência Internacional das Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), que ocorre na capital do estado nordestino. Segundo o chefe do executivo estadual, o Piauí já se posicionou como um protagonista no setor e já atraiu dezenas de memorandos e já conta com projetos de instalação de plantas de produção de hidrogênio verde de empresas europeias que devem começar a ser construídos no próximo ano.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…