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Petroleiros realizam ato de desaparecimento em Hormuz enquanto as tensões aumentam

by Roberto Vieira
Os proprietários de navios petroleiros estão encontrando uma maneira de reduzir os riscos de navegar no Estreito de Ormuz, o ponto de gargalo de energia mais importante do mundo – e ultimamente mais perigoso : desaparecer dos sistemas de rastreamento global.

Copiando do próprio livro de estratégia do Irã, pelo menos 20 navios desligaram seus transponders enquanto passavam pelo estreito neste mês. Outros parecem ter alterado ligeiramente suas rotas uma vez dentro do Golfo Pérsico, navegando mais perto do que o habitual para a costa da Arábia Saudita a caminho de portos no Kuwait ou no Iraque.

Antes do mais recente aumento nas tensões com o Irã, os navios eram mais consistentes em sinalizar suas posições enquanto passavam por uma hidrovia que lidava com um terço do petróleo transoceânico. Uma vez dentro do Golfo, as rotas de navegação os levavam bem perto da costa iraniana, contornando o campo de gás offshore de South Pars / North, compartilhado pelo Irã e pelo Catar. A maioria ainda faz, mas um número crescente parece estar tentando algo novo.

Não é de surpreender que os navios estejam fazendo todo o possível para minimizar os riscos. A região do Golfo tem assistido a uma série de ataques de navios, ataques de tanques e tiroteios desde maio, todos contra o pano de fundo das sanções dos EUA que visam enfraquecer o Irã. O seguro de risco de guerra disparou para os proprietários de navios-tanque que buscavam carregar cargas na região.

Dois navios de guerra britânicos estão agora situados nas águas ao redor de Hormuz, onde estavam recentemente escoltando os navios do país. A 5ª Frota dos EUA também opera permanentemente na região. Na quarta-feira, a Autoridade Marítima da Noruega alertou os navios sinalizados do país para minimizar o tempo de trânsito nas águas territoriais do Irã. Os capitães-cisterna ficaram cada vez mais nervosos com os riscos de se envolverem no conflito.

Pelo menos 12 embarcações carregadas na Arábia Saudita e desligaram seus transponders enquanto atravessavam o estreito no último mês. Eles incluem o super petroleiro Kahla, que desligou o sinal em 20 de julho antes de passar pelo estreito. Reapareceu dois dias depois do outro lado do canal.

Da mesma forma, pelo menos oito embarcações carregadas no Iraque e no Kuwait ficaram às escuras, deixando o Estreito de Hormuz. Um navio enviado dos Emirados Árabes Unidos também deixou os sistemas de rastreamento.

O aparente desligamento de sinais coincide com uma série de interrupções na região. Em 11 de julho, a Marinha Real interveio para impedir que o Irã impedisse que um petroleiro operado pela BP passasse por Hormuz. Três dias depois, o Irã apreendeu um navio com bandeira do Panamá. Em 19 de julho, as forças iranianas assumiram o controle de um petroleiro de bandeira britânica em retaliação por ações semelhantes das autoridades britânicas. O navio, o Stena Impero, permanece confinado.

As embarcações ficam às escuras quando querem evitar olhares indiscretos – as embarcações iranianas vêm fazendo isso por anos, devido a sanções que penalizavam os compradores do petróleo do país. Os petroleiros ocasionalmente desligam seus sinais ao contornar a península arábica, perto de pontos de fulgor no Iêmen. Isso não torna os navios invisíveis ou os oculta do radar, embora dificulte o acompanhamento de seus movimentos.

Além das perdas de sinal, os navios estão começando a se afastar, à medida que Hormuz se torna cada vez mais uma área mais arriscada. Os petroleiros de bandeira britânica fugiram da região, e a BP não está mais enviando seus navios e tripulações através do estreito. Alguns proprietários de navios-tanque têm evitado enviar seus navios para o principal centro de reabastecimento do Oriente Médio – Fujairah, no lado leste dos Emirados Árabes Unidos – devido à ameaça de embarcações comerciais.

Al Riqqa, Dar Salwa e Al Funtas estão entre os petroleiros que ficaram relativamente perto do lado saudita do Golfo Pérsico, enquanto viajavam para o Kuwait no início deste mês. Além disso, pelo menos quatro navios – o Jaladi, Wafrah, Ghazal e Safaniyah – dirigiram-se para mais perto dos EAU do que o habitual, enquanto passavam por Ormuz. Não se sabe se os movimentos incomuns foram uma resposta às crescentes tensões ou por outras razões.

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