NOTÍCIAS

Petrobras vai privatizar maior vendedor de gás do Brasil em venda de ações de US $ 2 bilhões

Na terça-feira, a estatal petrolífera brasileira Petróleo Brasileiro SA deve entregar o controle da maior distribuidora de combustível do país na oferta de ações, promovendo a iniciativa de privatização sob o novo presidente-executivo, Roberto Castello Branco.

A Petrobras, como é amplamente conhecida, na verdade privatiza sua subsidiária, Petrobras Distribuidora SA, durante a colocação secundária de ações, definida como o preço após o fechamento dos mercados. A controladora planeja vender 25% da Petrobras Distribuidora, o que trará 7,43 bilhões de reais (1,97 bilhão de dólares) ao preço de fechamento de segunda-feira.

Esse percentual pode aumentar para 33,75% devido a custos excedentes. Contribuições adicionais e adicionais serão distribuídas até 28 de agosto, de acordo com o prospecto.

Como a Petrobras detém 71,25% das ações da distribuidora de combustível, essa divisão não será mais uma empresa estatal.

A Petrobras Distribuidora possui mais de 8.000 postos de gasolina operando sob a marca BR Distribuidora.

A atual liderança da Petrobras, que foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro, está se distanciando ativamente das empresas envolvidas na produção e refino de petróleo, com o objetivo de se concentrar na exploração e produção de petróleo na prateleira.

Os analistas UBS AG e Banco Bradesco SA “compram” e “superam” os ratings da Petrobras Distribuidora com preços-alvo de 30 e 35 reais, respectivamente. Ambos dizem que a privatização libertará a empresa de algumas obrigações legais caras.

“Espera-se que os custos de pessoal sejam reduzidos após a privatização, já que a empresa estará livre para conduzir sua própria contratação em vez de um processo de contratação pública, e o processo de demissão será significativamente menos complicado que o atual”, escrevem os analistas liderados pelo UBS. Luis Carvalho. ,

A proposta levará as unidades de banco de investimento do JPMorgan Chase & Co, do Citigroup, do Itaú Unibanco Holding SA, do Bank of America Corp., do Credit Suisse Group AG e do Banco Santander Brasil SA.

Roberto Vieira

Roberto possui grande experiência no setor petrolífero, atuante em grandes empresas como, Petrobras, Shell e Exxon Mobil, viu de perto o que se passa no dia a dia de uma grande empresa e sempre está atento a tudo que acontece nesse setor. Contato: robertovieira@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Petrobras à deriva: Lucros em queda livre, demissão de Presidente e tensões geopolíticas desafiam gigante do setor energético

A Petrobras, empresa do setor energético brasileiro, divulgou recentemente detalhes sobre seus resultados no primeiro…

13 horas ago

Rumo abre portas para novos profissionais: Confira as vagas disponíveis e candidate-se!

Com uma extensa malha ferroviária de quase 14 mil quilômetros, equivalente a uma viagem de…

13 horas ago

BYD anuncia Picape Híbrida “Shark” com autonomia e tecnologia de impressionar

No México, a fabricante de veículos BYD fez um anúncio de impacto que reverberou por…

13 horas ago

MRS Logística está contratando profissionais de São Paulo para preencher as vagas de emprego disponíveis

A MRS Logística está oferecendo diversas oportunidades de emprego em São Paulo, Brasil, abrangendo uma…

13 horas ago

Brasil planeja dobrar infraestrutura de eletropostos para carros elétricos até 2025

Nos próximos anos, o Brasil está prestes a passar por uma significativa expansão em sua…

14 horas ago

Petrobras anuncia investimento bilionário para renovar sua frota de navios

A Petrobras, gigante do setor petrolífero brasileiro, está planejando seus próximos passos no cenário offshore,…

14 horas ago