Os dois navios, o Bavand de 54.000 dwt e o de 75.000 dwt Termeh, chegaram a Imbituba, no início do ano, transportando ureia, um fertilizante fabricado a partir de gás natural ou outros hidrocarbonetos. O Irã tem uma abundância de produção de combustíveis fósseis que não pode exportar devido a sanções americanas, mas um comprador brasileiro não identificado estava disposto a comprar este produto petroquímico, apesar do risco de conformidade.
A Petrobras, no entanto, tem amplos interesses comerciais nos Estados Unidos e disse que não desejava arriscar problemas com as autoridades americanas fornecendo combustível para navios iranianos – especialmente porque esses dois navios são explicitamente mencionados na lista negra do Departamento do Tesouro dos EUA.
“As embarcações foram incluídas pelos Estados Unidos na lista de nacionais designados e pessoas bloqueadas (SDN)”, disse a Petrobras em um comunicado. “Se a Petrobras fornecesse esses navios, estaria sujeito ao risco de ser incluído na mesma lista, o que poderia causar sérios danos à empresa. Deve-se notar que existem outros fornecedores de combustível no país”, afirmou.
O Bavand já carregou 50.000 toneladas de milho brasileiro para o mercado iraniano, enquanto o Termeh ainda está programado para receber outras 66.000 toneladas. Ambos parecem estar presos em Paranaguá até conseguirem um suprimento adequado de combustível.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…