Fernando Frazão - Agência Brasil
A Petrobras estendeu o prazo para o recebimento de propostas comerciais para a licitação do navio-plataforma FPSO de revitalização do Campo de Albacora.
Segundo destaca a Petrobras, o objetivo é garantir que mais empresas participem da licitação para o FPSO. A empresa planeja alugar a embarcação por cerca de 27 anos, objetivando as operações no Campo de Albacora, um dos mais importantes da Bacia de Campos.
A companhia destaca que a prorrogação dos prazos de propostas comerciais para a licitação do FPSO do campo de Albacora é um passo muito importante, pois pode contar com novas propostas viáveis para a Petrobras.
Segundo destaca a estatal, a extensão do prazo é de até cinco meses. Dessa maneira, as empresas terão mais tempo hábil para entregar propostas para a licitação do navio-plataforma.
Há alguns meses a Petrobras investe no projeto de revitalização do Campo de Albacora, na Bacia de Campos. O afretamento anunciado pela empresa para a plataforma FPSO é de 27 anos.
O prazo inicial para o término da licitação se findou é no último dia 13. Contudo, a Petrobras divulgou a prorrogação das propostas, objetivando receber apresentações comerciais para a licitação até o dia 3 de julho.
O FPSO deve possuir uma capacidade produtiva de 120.000 b/d de óleo, além de levantar, tratar e comprimir 6 MMm³/d de gás natural em lâmina d’água de 670 m, segundo exige a licitação.
A revitalização do Campo de Albacora é muito importante para o cenário offshore nacional, sendo uma grande aposta da Petrobras.
A empresa que ganhar a licitação irá disponibilizar para a Petrobras um novo FPSO que será utilizado para a substituição de duas unidades de produção que operam na área atualmente. A Petrobras não divulgou uma data precisa para as operações, contudo, espera-se que o processo comece em 2027.
A Petrobras aposta no Campo de Albacora, considerando o potencial da região para os próximos anos. Por isso, está investindo de forma estratégica nesta localidade.
Segundo informações oficiais do planejamento estratégico da empresa, que contempla o período de 2023 até 2027, o investimento previsto para a Bacia de Campos é de US$ 18 bilhões.
Contudo, o planejamento estratégico da empresa não contemplava os investimentos no Campo de Albacora. Visto que a empresa chegou a negociar com a PetroRio para vender o ativo. Porém, a ausência de um acordo sobre o valor da transação não permitiu o avanço da negociação.
Sendo assim, ao entender que iria continuar com o campo no seu portfólio, a empresa decidiu por revitalizá-lo e inserir esse processo dentro da sua estratégia.
A embarcação alugada pela empresa será um grande investimento, considerando a capacidade produtiva necessária de óleo e gás. Portanto, a empresa espera receber propostas viáveis para o projeto da Bacia de Campos, de modo que obtenha o melhor custo-benefício
No litoral norte do estado do Rio de Janeiro, o Campo de Albacora situa-se na Bacia de Campos. De acordo com informações oficiais da Petrobras, a produção do Campo ocorre por meio da atividade das plataformas P25 e P31.
Portanto, a prorrogação anunciada pela Petrobras é uma oportunidade para as empresas do setor se destacarem no segmento através de um longo contrato.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…