Home DESTAQUE Petrobras prorroga prazo da licitação do FPSO do projeto de revitalização do Campo de Albacora

Petrobras prorroga prazo da licitação do FPSO do projeto de revitalização do Campo de Albacora

A Petrobras anunciou a prorrogação do prazo da licitação do FPSO do projeto de revitalização do Campo de Albacora. Confira!

by Veronica Stivanim

A Petrobras estendeu o prazo para o recebimento de propostas comerciais para a licitação do navio-plataforma FPSO de revitalização do Campo de Albacora.

Petrobras prorroga prazo da licitação do FPSO do projeto de revitalização do Campo de Albacora

Segundo destaca a Petrobras, o objetivo é garantir que mais empresas participem da licitação para o FPSO. A empresa planeja alugar a embarcação por cerca de 27 anos, objetivando as operações no Campo de Albacora, um dos mais importantes da Bacia de Campos.

A companhia destaca que a prorrogação dos prazos de propostas comerciais para a licitação do FPSO do campo de Albacora é um passo muito importante, pois pode contar com novas propostas viáveis para a Petrobras.

Prorrogação de cinco meses

Segundo destaca a estatal, a extensão do prazo é de até cinco meses. Dessa maneira, as empresas terão mais tempo hábil para entregar propostas para a licitação do navio-plataforma.

Há alguns meses a Petrobras investe no projeto de revitalização do Campo de Albacora, na Bacia de Campos. O afretamento anunciado pela empresa para a plataforma FPSO é de 27 anos.

O prazo inicial para o término da licitação se findou é no último dia 13. Contudo, a Petrobras divulgou a  prorrogação das propostas, objetivando receber apresentações comerciais para a licitação até o dia 3 de julho.

Sobre o FPSO

O FPSO deve possuir uma capacidade produtiva de 120.000 b/d de óleo, além de levantar, tratar e comprimir 6 MMm³/d de gás natural em lâmina d’água de 670 m, segundo exige a licitação.

A revitalização do Campo de Albacora é muito importante para o cenário offshore nacional, sendo uma grande aposta da Petrobras.

A empresa que ganhar a licitação irá disponibilizar para a Petrobras um novo FPSO que será utilizado para a substituição de duas unidades de produção que operam na área atualmente. A Petrobras não divulgou uma data precisa para as operações, contudo, espera-se que o processo comece em 2027.

A revitalização do Campo de Albacora

A Petrobras aposta no Campo de Albacora, considerando o potencial da região para os próximos anos. Por isso, está investindo de forma estratégica nesta localidade. 

Segundo informações oficiais do planejamento estratégico da empresa, que contempla o período de 2023 até 2027, o investimento previsto para a Bacia de Campos é de US$ 18 bilhões. 

Contudo, o planejamento estratégico da empresa não contemplava os investimentos no Campo de Albacora. Visto que a empresa chegou a negociar com a PetroRio para vender o ativo.  Porém, a ausência de um acordo sobre o valor da transação não permitiu o avanço da negociação.

Sendo assim, ao entender que iria continuar com o campo no seu portfólio, a empresa decidiu por revitalizá-lo e inserir esse processo dentro da sua estratégia. 

A embarcação alugada pela empresa será um grande investimento, considerando a capacidade produtiva necessária de óleo e gás. Portanto, a empresa espera receber propostas viáveis para o projeto da Bacia de Campos, de modo que obtenha o melhor custo-benefício 

Sobre a operação do Campo de Albacora 

No litoral norte do estado do Rio de Janeiro, o Campo de Albacora situa-se na Bacia de Campos. De acordo com informações oficiais da Petrobras, a produção do Campo ocorre por meio da atividade das plataformas P25 e P31. 

Portanto, a prorrogação anunciada pela Petrobras é uma oportunidade para as empresas do setor se destacarem no segmento através de um longo contrato.

Veja também