Home NOTÍCIAS Petrobras fecha parceria com Keppel Shipyard para construir uma das maiores plataformas de petróleo do mundo

Petrobras fecha parceria com Keppel Shipyard para construir uma das maiores plataformas de petróleo do mundo

A Petrobras fechou um acordo com a Keppel Shipyard para desenvolver uma das maiores plataformas de petróleo do mundo que poderá gerar, no Campo de Búzios, cerca de 225 mil barris de petróleo

by Valdemar Medeiros
20/04/2018-P-74 no campo de Búzios no pré-sal da Bacia de Santos

Na segunda-feira (15), a Petrobras anunciou que construirá uma das maiores plataformas de petróleo da indústria de óleo e gás mundial. A empresa ainda destacou que o empreendimento será construído no Campo de Búzios, no Rio de Janeiro, em parceria com a Keppel Shipyard. A plataforma da Petrobras produzirá cerca de 225 mil barris de petróleo por dia.

Plataforma de petróleo será a nona unidade a ser instalada no Campo de Búzios

De acordo com um comunicado da Petrobras, arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), essa plataforma de petróleo em parceria com a Keppel Shipyard será uma das maiores a operar no país e uma das maiores da indústria de óleo e gás do mundo, podendo produzir até 225 mil barris de petróleo diários, processando até 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia, além de possuir capacidade para armazenar mais de 1,6 milhão de barris.

Além disso, essa nova plataforma, chamada de P-80, será a nona unidade a ser instalada no Campo de Búzios. A estimativa é de que esta plataforma de petróleo da Petrobras interligue 14 poços de petróleo, sendo sete produtores de óleo e sete injetores.

Segundo a própria Petrobras, a estimativa é que o novo empreendimento em parceria com a Keppel Shipyard comece a produzir já no ano de 2026. A CNOOC e a CNODC terão uma participação no campo, com 3,7% do campo cada. A Petrobras contará com uma participação de 92,6%.

Empreendimento com a Keppel Shipyard pode manter Campo de Búzios na liderança

A unidade de produção da Petrobras em parceria com a Keppel Shipyard terá índice de conteúdo local mínimo de 25% e contará com uma tecnologia de Captura, Armazenamento e Uso Geológico de CO2 (CCUS).

Atualmente o campo de Búzios é o segundo maior produtor de petróleo e gás, com 611 mil barris por dia e 33 milhões de m³ por dia de gás natural, de acordo com dados do último mês da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A Petrobras já opera quatro plataformas no local, entretanto, outras quatro plataformas de petróleo estão em processo de construção. As ações da Petrobras estão sendo negociadas a atuais R$ 31,72, com uma alta de 5,2% nos últimos 5 dias. No ano, os papéis têm avançado cerca de 9%.

A maior plataforma de petróleo do mundo

Para se ter uma noção, a plataforma Mars é a maior do mundo, situada no golfo do México em águas do estado de Luisiana. O empreendimento conta com 990,6 metros de altura, e é construído no sistema de pernas atirantadas, ultrapassando o Edifício Burj Dubai, que conta com 818 metros de altura.

A plataforma sofreu uma parada em sua produção gerada pelo furacão Katrina, no final de agosto de 2005, entretanto sua produção foi retomada em maio de 2006, quando estava produzindo levemente acima de suas taxas antes do desastre ambiental, em julho de 2006.

A plataforma foi desenvolvida para suportar ondas de 22 m e ventos de 225 km/h ao mesmo tempo. Os ventos gerados pelo furacão Katrina, entretanto, atingiram entre 265 e 280 km/h na região da plataforma de petróleo. A altura da parte sobre a plataforma foi afetada em cerca de 20 m temporariamente.

Veja também