Home DESTAQUE Petrobras fará investimentos em projetos de pesquisa no ramo dos combustíveis renováveis, afirma Lula

Petrobras fará investimentos em projetos de pesquisa no ramo dos combustíveis renováveis, afirma Lula

Segundo Lula, a Petrobras cogita investir em projetos de pesquisa para expandir sua atuação no segmento dos combustíveis renováveis.

by Redação Petrosolgas
Segundo Lula, a Petrobras cogita investir em projetos de pesquisa para expandir sua atuação no segmento dos combustíveis renováveis.

Em seu discurso de comemoração aos 100 dias de governo feito na segunda-feira, (10), o presidente Lula comentou sobre o futuro dos investimentos da Petrobras. Segundo o executivo, a companhia continuará se voltando para o mercado da energia, mais especificamente em projetos de pesquisa para os combustíveis renováveis. Ele ainda reforçou o papel do Governo junto à petroleira na corrida pela transição energética ao longo dos seus anos de mandato na presidência.

Petrobras continuará se voltando para o mercado da energia, não mais apenas para o setor de petróleo, confirma presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou em uma reunião ministerial de celebração aos 100 dias de governo, que a Petrobras irá financiar pesquisas para novos combustíveis renováveis. Ele ainda defendeu que a estatal de petróleo retomará o “papel protagonista nos investimentos” para criar empregos nos estaleiros. Segundo o executivo, a petroleira voltará seus investimentos para projetos de pesquisa e inovação no ramo dos combustíveis ao longo dos próximos anos.

Para ele, a estatal sempre foi uma empresa de energia, e não apenas uma empresa de petróleo. Ela tem historicamente investido muito em pesquisa e inovação no país. Ele afirmou que o pré-sal foi descoberto graças a bilhões de reais em investimentos em inovação feitos pela Petrobras.

“Quando nós chegamos, em 2003, ela tinha R$ 3 bilhões para investimentos. Quando nós saímos, ela tinha R$ 30 bilhões de investimentos. Se não for assim, não tinha virado a potência que virou. E é por isso que eles estão tentando destruí-la para vender as coisas”, afirmou. 

Além disso, o presidente declarou que a transição energética para a energia limpa será “acelerada”. Dessa forma, o Governo atuará de forma intensiva, com o lançamento de editais para contratação de energia solar e eólica. Lula afirmou que os novos contratos de energia representarão, somados, a capacidade de geração equivalente à “de nossas maiores usinas hidrelétricas”. Com os investimentos necessários no ramo dos combustíveis renováveis, a Petrobras poderá se voltar ainda mais para o mercado de energia brasileiro.

“Eu nunca achei a Petrobras uma empresa de petróleo. A Petrobras sempre foi mais que isso. Ela é uma empresa de energia. É a empresa que historicamente mais investiu em pesquisa nesse país. É a empresa que mais investiu em inovação neste país”, revelou o Presidente Lula.

Confira alguns trechos do discurso do Presidente da República sobre os investimentos da Petrobras

Lula reforça compromisso do seu Governo com os investimentos em projetos de infraestrutura, com plano traçado para os próximos meses

Durante o seu discurso, Lula também confirmou que recebeu uma lista de obras prioritárias dos estados em infraestrutura. Segundo ele, até maio deste ano seu Governo confirmará quais obras sairão do papel ao longo do seu mandato. Os investimentos serão divididos em seis eixos: transportes; infraestrutura social; inclusão digital e conectividade; infraestrutura urbana; água para todos e transição energética.

Assim como a Petrobras, o presidente acredita que o Estado deve se movimentar para apoiar os investimentos em pesquisa não somente no ramo dos combustíveis renováveis, mais em todo o setor energético. Com essas medidas, Lula planeja estimular a economia brasileira e criar empregos, além de tornar o país mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis.

Em uma de suas falas acerca de energias limpas, o presidente Lula revelou que “não perderemos oportunidade de nos tornarmos uma potência global do hidrogênio verde”. Assim, a transição para a energia limpa será acelerada, e o país poderá se tornar um gigante global do hidrogênio verde. O apoio da Petrobras e a união da estatal com o Governo Lula serão essenciais na trajetória pelos investimentos industriais no Brasil.

De modo geral, o presidente Lula reforçou em seu discurso, o compromisso da estatal com o ramo de energia no mercado brasileiro. Onde a Petrobras planeja fazer fortes investimentos em projetos de pesquisa para expandir sua atuação no segmento dos combustíveis renováveis nos próximos anos.

Veja também