Home ÓLEO E GÁS Petrobras estende contrato para centro de serviços de reservatórios da CGG por 4 anos no RJ

Petrobras estende contrato para centro de serviços de reservatórios da CGG por 4 anos no RJ

Contrato irá até 2026

by Daiane
Petrobras estende contrato para centro de serviços de reservatórios dedicado da CGG - Canva

 A gigante e multinacional petroleira, a Petrobras, anunciou que está estendendo o contrato da CGG por mais quatro anos no estado do Rio de Janeiro (RJ) para a realização de seus serviços no centro de reservatório dedicado.  Ou seja, a instituição deverá fornecer, até o ano de 2026,  os seus fluxos de trabalho para reservatórios,  tais como a geoestatística e também o 4D junto à inversão azimutal.

A empresa recebeu a autorização da Petrobras, estatal pertencente ao governo basileiro, de  expandir suas tecnologias para melhorar a autonomia dos produtos. Assim sendo, também continuarão com a parceria com EBPetro e EBMatch.  A CGG e sua equipe interna estão atuando com a Petrobras há mais de 15 anos e apoiam as equipes na criação de resolução legais para a operação em campos de pré-sal no Brasil. 

Peter Whiting, EVP, Geoscience, afirmou que o centro de serviços recebeu uma forte reputação durante o tempo em que atuaram com as parcerias da Petrobras e,  se depender da instituição, pretendem chegar a mais de duas décadas de acordos e prestação de serviços para o setor offshore. 

Recentemente, as duas marcas também assinaram um acordo que permitirá o uso, por intermédio da estatal, por mais cinco anos do software de imagem sísmica Geovation da CGG no Reservatório Compartilhado Sapinhoá ​​na Bacia de Santos. 

Petrobras realiza parcerias e movimenta a economia, mas bolso dos consumidores é prejudicado 

Apesar das parcerias promissoras realizadas pela Petrobras, os brasileiros sofrem com os aumentos repentinos do preço do petróleo. Atualmente, o brent está com alta acumulada de ao menos 50% nas últimas 52 semanas e as variações acontecem, em grande parte, por causa da guerra que estourou entre a Rússia e a Ucrânia no final de fevereiro. 

Para se ter uma ideia, o portal do Click Petróleo e Gás anunciou que, pela primeira vez, o preço do diesel cobrado nos postos estava mais alto que o da gasolina. O valor mais alto dos combustíveis faz com que o preço do frete seja embutido sobre o dos produtos, ocasionado em problemas como alta da inflação e maior valor pago nas compras do consumidor. 

Chorão, que é líder dos caminhoneiros, já se manifestou a favor de uma greve do setor em 2022. No entanto, outros trabalhadores da área afirmam que não é função apenas dos caminhoneiros realizarem manifestações e que toda a população deve ir para a rua. 

Em alguns estados, o valor do litro de gasolina supera R$  8 e o diesel chega a mais de R$ 6, mesmo com a tributação federal anulada sobre o combustível. 

 

Veja também