Home NOTÍCIAS Petrobras e TotalEnergies anunciam descoberta de petróleo no poço Pedúnculo

Petrobras e TotalEnergies anunciam descoberta de petróleo no poço Pedúnculo

Petrobras e TotalEnergies anunciou a descoberta de petróleo em poço no Campo de Sépia, onde a empresa possui participação de 51,9% e TotalEnergies possui 19,2%

by Valdemar Medeiros
Petrobras e TotalEnergies anunciam descoberta de petróleo no poço Pedúnculo

A Petrobras e a TotalEnergies anunciaram na segunda-feira (31) a descoberta de petróleo no poço Pedúnculo, situado no noroeste do campo de Sépia, a cerca de 250 km da costa do Rio de Janeiro. Esta descoberta está dentro da Área Coparticipada de Sépia, que está dentro do contrato de Cessão Onerosa de Sépia, onde a Petrobras possui 100%, e o contrato de Partilha de Produção do Volume Excedente de Cessão Onerosa de Sépia, concedido em dezembro do último ano à Petrobras.

Campo de Sépia produz 170 mil barris de petróleo por dia

No contrato de Partilha a Petrobras corresponde a 30%, TotalEnergies a 28% e Petronas e Qatar Energy 21% cada, tendo a Pré-Sal Petróleo (PPSA) como gestora. A área Coparticipada de Sépia, onde foi feita a descoberta de petróleo, é operada pela Petrobras, com participação de 51,9%.

Já a TotalEnergies detém 19,2% de participação ao lado de QatarEnergy e Petronas, ambas com 14,4% cada. A jazida compartilhada de Sépia está produzindo cerca de 170 mil barris de petróleo por dia.

De acordo com o vice-presidente sênior para as Américas da TotalEnergies Exploração & Produção, David Mendelssohn, afirma que a descoberta de petróleo é uma ótima notícia, apenas poucos meses após concluir a entrada da empresa no campo de sépia de classe mundial no Brasil.

Segundo o executivo, os recursos confirmados pelo poço Pedúnculo parecem ultrapassar as expectativas pré-perfuração e adicionar ao potencial para o futuro desenvolvimento do setor. Devido à sua ótima produção e às tecnologias inovadoras utilizadas em sua produção, esses recursos se encaixam perfeitamente no portfólio de petróleo mais barato e faixas emissões da empresa. O poço foi perfurado em lâmina d’água  de cerca de 2,2 mil metros.

A espessura net da coluna de óleo do poço é uma das maiores registradas no país. As operações para caracterizar o reservatório e medir a extensão da descoberta estão sendo feitas.

Petrobras também realiza descoberta de petróleo na Bacia de Santos

A Petrobras informou na última sexta-feira (28) a descoberta de óleo no poço pioneiro 1-BRSA-1381-SPS, no Bloco Aram, no pré-sal da Bacia de Santos.

Em um comunicado feito ao mercado, a estatal afirma que concluiu com sucesso o teste de formação no poço, situado a 240 km da cidade de Santos, no Estado de São Paulo e a 1905 metros de profundidade d’água. O teste de formação a poço revestido (TFR) avaliou um grande intervalo de reservatórios carbonáticos do Pré-sal, onde foi possível conhecer sua produtividade por meio de dados dinâmicos de produção.

As amostras de petróleo coletadas no teste devem passar por análise de laboratório. A Petrobras detém 80% de participação do bloco Aram. Os outros 20% pertencem à chinesa CNPC.

Petrobras vende sua participação na petroquímica Metanol do Nordeste

A Petrobras informou na última semana, em fato relevante ao Mercado, que começou a etapa de divulgação da oportunidade em relação à venda da totalidade da sua participação acionária, correspondente a 50% do capital votante e 34,54% do capital total, na empresa Metanor, sediada em Camaçari, na Bahia.

De acordo com o comunicado da estatal, que possui as principais informações sobre a oportunidade, assim como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da empresa.

Vale lembrar que em maio deste ano a Petrobras informou que finalizou a venda da totalidade de sua participação em catorze campos terrestres de exploração e produção, denominados Polo Recôncavo, situados na Bahia, para a 3R Candeias, chamada anteriormente de Ouro Petro Energia Onshore.

 

Veja também