Home NOTÍCIAS Petrobras e Shell unem forças para investir em laboratório de pesquisa no pré-sal

Petrobras e Shell unem forças para investir em laboratório de pesquisa no pré-sal

Petrobras, Shell e CIMATEC do Senai assinam acordo para construção de laboratório de pesquisa e desenvolvimento para o pré-sal.

by Marcelo Santos
Petrobras e Shell unem forças para investir em laboratório de pesquisa no pré-sal

Nesta quarta-feira, 19, a Petrobras anunciou a assinatura de um acordo de colaboração com a Shell e a CIMATEC do Senai para construir um laboratório de pesquisa e desenvolvimento específico para o pré-sal.

O projeto envolve um investimento de 254 milhões de reais e o laboratório da Ptrobras será construído no Parque Senai CIMATEC, localizado no polo petroquímico de Camaçari (BA). O laboratório permitirá a realização de testes seguros em sistemas integrados com o pré-sal brasileiro.

Laboratório deverá dar início às operações em 2024

O projeto é financiado pela Petrobras e pela Shell, com base na cláusula de pesquisa, desenvolvimento e inovação estipulada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O laboratório tem previsão de início de operação em 2024 e será composto por um poço de 300 metros de profundidade conectado a um “circuito de fluxo” fechado, que simula a produção de óleo e gás por meio de tubulações, compressores e bombas.

Segundo a estatal, os testes realizados no laboratório beneficiarão toda a cadeia da indústria de petróleo e gás, incluindo subsea, superfícies de topo, operações de produção, levantamento e remoção de petróleo do fundo do mar e processamento.

Petrobras reduzirá o preço do gás natural em 8%

A Petrobras anunciou que planeja diminuir em média 8,1% o valor do gás natural em relação ao trimestre anterior, que foi finalizado em abril. A nova tabela de preços terá início em 1º de maio. A companhia também informou que os acordos estabelecidos com os distribuidores já incluem a redução do custo do gás natural, bem como sua conexão com o petróleo Brent e possíveis variações cambiais.

A Petrobras tomou a decisão de diminuir o preço do gás natural vendido às distribuidoras com base em dois fatores principais: a queda de 8,7% no valor do petróleo e a redução de 1,1% no valor do dólar. Como resultado, o preço do gás natural comercializado pela empresa terá uma diminuição acumulada de 19% ao longo do ano.

Pré-sal: petróleo a mais de sete mil metros abaixo do nível do mar

O pré-sal, descoberto no Brasil, é um grande reservatório de petróleo e gás natural que se encontra em águas profundas, a mais de sete mil metros abaixo do nível do mar, sob uma vasta camada de sal de até dois mil metros de espessura. Essa reserva natural brasileira está localizada ao longo de uma faixa litorânea com cerca de 800 quilômetros de extensão, que engloba os estados do Espírito Santo e Santa Catarina.

O petróleo encontrado nessa área é de alta qualidade e está localizado a três quilômetros de profundidade nas bacias sedimentares: Bacia de Santos, Bacia de Campos e Bacia do Espírito Santo.

Essa área é chamada de pré-sal devido à escala de tempo geológico, ou seja, o tempo de sua formação. Nas áreas desse reservatório de petróleo, as temperaturas são elevadas, entre 80°C e 100°C, e há alta pressão e alta temperatura. A composição das rochas também muda, o que dificulta o processo de extração de petróleo, requerendo o uso de tecnologias avançadas.

Pré-sal e sua importância para o Brasil

A descoberta do pré-sal significou a autossuficiência em petróleo para o Brasil, pois historicamente o país sempre teve que importá-lo. Segundo o IBP, o Brasil deixará de importar até 2035 e passará a ser um exportador de energia. Estima-se que a produção de petróleo aumente em aproximadamente 109%, tornando o Brasil o maior produtor de petróleo da América do Sul.

Além de garantir a autossuficiência do Brasil, a descoberta do pré-sal também protege o país contra possíveis crises energéticas. Isso coloca o Brasil em vantagem econômica e geopolítica, pois fortalece a economia com grandes investimentos, gera novos empregos e amplia o desenvolvimento tecnológico.

Veja também