A companhia estatal brasileira de petróleo Petrobras disse quinta-feira que parte de seus gastos em uma grande região produtora de petróleo caiu no terceiro trimestre, o que é um sinal positivo, já que a empresa faz uma grande aposta na região.
Em comunicado sobre a emissão de títulos, que anuncia os resultados do terceiro trimestre, a Petroleo Brasileiro SA, como a empresa é formalmente conhecida, relata que o custo de extrair um barril de petróleo de uma camada externa de subsalto caiu para US $ 5,03. , que é 20% menor que no segundo trimestre.
Atualmente, a Petrobras vende bilhões de dólares em ativos intermediários e inferiores, bem como em pequenos campos de petróleo em terra. Ela disse que concentraria sua atenção e capital no pré-sal, uma extensa formação na qual bilhões de barris de petróleo ficam presos sob uma espessa camada de sal no fundo do oceano.
O pré-sal também contém uma região conhecida como transferência de direitos, ou TOR, onde o governo brasileiro deve concorrer a direitos de produção em 6 de novembro, com o resultado que o tesouro do estado deve receber cerca de US $ 26 bilhões. ,
A Petrobras reportou lucro líquido no terceiro trimestre de R $ 9,09 bilhões (US $ 2,25 bilhões), significativamente inferior ao trimestre anterior, em parte devido a pagamentos únicos já anunciados, alguns dos quais relacionados a disputas de arbitragem. e legal.
A Petrobras também se beneficiou de bilhões de dólares em ativos do segundo trimestre, criando uma base comparativa complexa.
No entanto, a margem do terceiro trimestre geralmente concordou com consenso. O lucro ajustado antes dos juros, impostos, depreciação e amortização totalizou R $ 32,6 bilhões, valor ligeiramente superior à estimativa dos analistas do UBS em R $ 32,3 bilhões.
A administração da Petrobras comentou que neste trimestre se beneficiou da privatização de sua antiga unidade de distribuição de combustível Petrobras Distribuidora SA, bem como de um aumento já anunciado na produção de petróleo e gás.
A empresa também confirmou seu foco na venda de ativos. A empresa informou que receberá ofertas opcionais para quatro refinarias – RNEST, RELAM, REPAR e REFAP – em novembro, e espera-se que esse processo atraia bilhões de dólares.