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Petrobras desaponta indústria naval brasileira com baixo conteúdo para estaleiros nacionais em nova licitação para embarcações de apoio

Petrobras frustra indústria naval com nova licitação para embarcações de apoio, limitando conteúdo de estaleiros nacionais a 40%.

by Andriely Medeiros
Petrobras frustra indústria naval com nova licitação para embarcações de apoio, limitando conteúdo de estaleiros nacionais a 40%.

A Petrobras frustrou a indústria naval brasileira nesta semana ao lançar um novo edital para a contratação de 12 embarcações de apoio, estabelecendo apenas 40% de conteúdo local, apesar das expectativas levantadas pelo presidente Lula sobre políticas de incentivo para o setor. A licitação recebeu críticas por permitir que o conteúdo local seja atendido principalmente através da contratação de serviços, em vez da construção local das embarcações, representando mais um desafio para a indústria que busca sua reativação, principalmente se tratando dos estaleiros nacionais. 

Nova licitação da Petrobras para construções de embarcações de apoio na indústria naval

Na tentativa de recuperar a indústria naval do país, a Petrobras lançou um edital para a contratação de 12 embarcações de apoio, mas desapontou a indústria naval ao determinar apenas 40% de conteúdo local. Esse movimento representa mais um golpe para uma indústria que busca há tempos uma reativação no segmento.

As expectativas dos estaleiros foram altas quando o presidente Lula prometeu políticas de incentivo para a indústria naval durante sua recente visita a Niterói (RJ). Contudo, a esperança rapidamente desapareceu quando a Petrobras anunciou a licitação para contratar as embarcações com um conteúdo local abaixo do esperado.

O edital trouxe uma surpresa desagradável para a indústria nacional. Segundo Filipe Rizzo, consultor do setor de óleo e gás, o contrato abrange não apenas as embarcações em si, mas também os serviços associados, como tripulação e pessoal de apoio. Isso significa que o conteúdo local mínimo pode ser atendido principalmente através da contratação de serviços, deixando de lado a necessidade de construção local das embarcações.

“Esse edital resolve a demanda dos marítimos, mas não equaciona o problema dos metalúrgicos e estaleiros. O contrato garante, no máximo, que haverá tripulação brasileira. Porém, as embarcações em si serão construídas no exterior e, posteriormente, ganharão a bandeira brasileira”, afirmou o especialista.

Indústria naval brasileira continua buscando uma reativação, mas se desaponta com nova licitação da Petrobras

A licitação da Petrobras prevê a contratação de até 12 embarcações do tipo PSV, com a possibilidade de os licitantes apresentarem propostas para até quatro unidades. O prazo para a entrega varia de acordo com o número de embarcações contratadas, com um máximo de quatro embarcações por empresa.

Esse desapontamento da indústria naval ocorre em um momento em que a indústria naval busca uma maior cooperação com o governo federal para abordar suas necessidades. No entanto, a licitação das embarcações pela Petrobras acabou indo contra o que estava previsto.

Apesar dessa frustração, a Petrobras anunciou planos de contratar cerca de 200 embarcações de apoio até 2028, o que inclui a licitação dos 12 PSVs e outras oportunidades para construção e renovação da frota. Esses planos são parte de uma estratégia mais ampla para modernizar e tornar mais sustentável a frota de apoio offshore.

Agora, a esperança da indústria naval brasileira de um ressurgimento contínuo permanece, mas a licitação da Petrobras não deverá contribuir para isso. Enquanto a busca por uma parceria eficaz entre governo e indústria continua, a realidade atual apresenta desafios para o setor naval do país.

O que são as PSVs?

As PSV (Plataform Supply Vessel) são embarcações especialmente projetadas para fornecer suprimentos e serviços de apoio logístico para plataformas de petróleo offshore. Essas embarcações desempenham um papel crucial no abastecimento de mercadorias, equipamentos e pessoal para as instalações de exploração de petróleo localizadas em alto mar. As PSV são projetadas para ter uma grande capacidade de armazenamento, garantindo o transporte seguro e eficiente dos materiais necessários para manter as operações nas plataformas.

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