NOTÍCIAS

Petrobras anuncia queda de 8,1% no preço do gás natural a partir de maio

A Petrobras comunicou nesta segunda-feira, dia 17, que irá reduzir em média 8,1% o preço do gás natural em relação ao trimestre encerrado em abril. Conforme divulgado pela estatal, os novos valores serão aplicados a partir do dia 1º de maio.

A empresa informou ainda que os acordos firmados com os distribuidores contemplam a redução dos preços do gás natural, bem como a conexão com o petróleo Brent e as flutuações da taxa de câmbio.

Queda no preço do gás natural teve influência do dólar

A decisão da Petrobras de reduzir o preço do gás natural vendido às distribuidoras foi influenciada tanto pela queda de 8,7% no valor do petróleo quanto pela diminuição de 1,1% no valor do dólar. Como resultado, o preço do gás natural comercializado pela empresa acumulará uma redução de 19% no ano.

A estatal ressalta que, apesar de ser um fator determinante no preço final do gás natural para o consumidor, o valor de venda da Petrobras não é a única variável a ser considerada, sendo que a composição de portfólio de fornecimento da distribuidora, suas margens, impostos federais e estaduais, bem como a regulação específica de cada estado também influenciam o preço final. A Petrobras ainda afirmou que a redução no preço do gás natural não afetará os preços do gás de cozinha (GLP) engarrafado ou a granel.

Programa “Gás para Empregar”

No dia 17 de março, durante uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, divulgou a criação de um programa intitulado “Gás para Empregar” para aumentar a competitividade do setor de gás natural no país.

Segundo Silveira, um grupo de trabalho será formado para discutir os detalhes de como o programa funcionará. O programa tem como propósito fomentar a reindustrialização nacional por meio do uso do gás natural, não apenas do pré-sal, mas de todas as empresas petrolíferas que exploram a costa e que, por razões econômicas, injetam o gás novamente nos poços.

Silveira afirmou que é necessário trazer esse gás para aumentar a oferta e tornar o preço do GNV mais competitivo, já que é um recurso fundamental para a segurança energética e alimentar do país.

Ministro afirma que Brasil deve se tornar competitivo na produção de amônia

O ministro Silveira utilizou a produção de ureia como exemplo durante sua declaração, que é um fertilizante nitrogenado essencial na agricultura. A ureia é produzida a partir da amônia, que por sua vez é obtida através da combinação do hidrogênio com o nitrogênio, sendo o hidrogênio originado do gás natural.

Ele ressaltou que o Brasil não pode continuar importando 85% de sua ureia, e que o país precisa se tornar competitivo na produção de amônia, que é a base do fertilizante brasileiro. Ele destacou a importância da agricultura para alimentar não só os brasileiros, mas também pessoas em todo o mundo, e como isso é fundamental para a economia do país, com as divisas geradas pelas exportações.

Medida provisória está sendo preparada para ampliar o objeto social da Pré-Sal Petróleo SA

Silveira afirmou que está sendo preparada uma medida provisória para ampliar o objeto social da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia responsável pela gestão de contratos de partilha de produção e de comercialização do petróleo e gás natural da União.

De acordo com ele, a MP permitirá a troca do óleo diesel que já é da União pelo gás natural, aumentando assim a disponibilidade do recurso no Brasil e garantindo segurança energética. Isso possibilitará também a reindustrialização do país por meio do uso do gás natural, como já mencionado anteriormente.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago