Uma das mais importantes refinarias da Petrobras no Norte do país, a Refinaria Isaac Sabbá (Reman), esteve com uma de suas unidades de produção paralisada na quinta-feira, (23/09). De acordo com as informações da estatal, houve um problema na logística de transporte da embarcação que levava o petróleo até o local. Dessa forma, o estoque do combustível ficou reduzido e a empresa precisou paralisar as operações e o refino enquanto o problema não fosse solucionado.
A produção das refinarias da companhia Petrobras é de extrema importância para o cenário atual de combustíveis no Brasil, uma vez que reduz a necessidade da importação dos produtos do setor.
No entanto, questões de logística que não saíram como o planejado pela companhia acabaram em uma paralisação das operações de uma unidade da Reman, no Norte do país.
Aconteceu um problema operacional em uma das embarcações que realiza o transporte do petróleo entre Urucu e Coari, no estado do Amazonas, e a empresa precisou interromper a produção da unidade U-2111.
O problema no navio que carregava o óleo até a refinaria da estatal ocasionou uma forte queda no estoque do petróleo, impactando assim em toda a cadeia produtiva dos derivados, que não se sustentou sem a quantidade necessária do produto.
“A indisponibilidade da embarcação, contratada pela Petrobrás para o fluxo de petróleo de Coari para Manaus, foi devida a um problema no motor de propulsão da embarcação. A empresa Delima, responsável pela embarcação, está atuando com diligência para solucionar o problema e normalizar o fluxo de suprimento de petróleo”, comentou a estatal em nota.
Embora o problema de logística na embarcação tenha paralisado as operações de refino do petróleo na Reman, o impacto no mercado nacional de combustíveis não será fortemente visto ao longo dos próximos dias.
Isso, pois Petrobras comunicou, em nota, que o abastecimento do mercado dos derivados continua a acontecer de forma corriqueira e está sendo suprido a partir dos estoques de derivados armazenados na refinaria, pela operação dos navios de derivados que já se encontram na região.
Além disso, outra unidade da Reman, a U-2110, está colaborando com o abastecimento do mercado nacional, com as operações a todo vapor, para que a empresa não seja prejudicada pela queda no estoque do petróleo.
“A Petrobrás informa que está tomando todas as medidas para retomar a operação da unidade e, para isso, já se encontram em Coari duas embarcações efetuando carregamento do petróleo Urucu para fornecimento para a Reman”, finalizou a petroleira.
Dessa forma, todos os esforços da companhia se voltam para a resolução do gargalo na logística da refinaria, com o foco na retomada das operações quanto antes.
A Refinaria Isaac Sabbá ou Refinaria de Manaus é uma refinaria de petróleo brasileira localizada no município de Manaus, capital do estado do Amazonas. Ela ainda é a única refinaria de petróleo da Região Norte do Brasil e foi fundada em 1957, sendo incorporada ao sistema Petrobras em 1974, para a contribuição com o mercado de combustíveis nacional.
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…
O Uniflex Group, empresa de destaque no setor de serviços offshore, está conduzindo um processo…
A Braskem, líder no setor petroquímico brasileiro e referência global em sustentabilidade e inovação, anunciou…
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…