Home NOTÍCIAS Petrobras anuncia paralisação na Reman após problema logístico no transporte de petróleo

Petrobras anuncia paralisação na Reman após problema logístico no transporte de petróleo

As operações de uma unidade da refinaria Reman, no Norte do país, estão paralisadas, de acordo com a estatal Petrobras. Um problema de logística no transporte do petróleo até o local causou uma redução no estoque e a necessidade da paralisação.

by Redação Petrosolgas
As operações de uma unidade da refinaria Reman, no Norte do país, estão paralisadas, de acordo com a Petrobras

Uma das mais importantes refinarias da Petrobras no Norte do país, a Refinaria Isaac Sabbá (Reman), esteve com uma de suas unidades de produção paralisada na quinta-feira, (23/09). De acordo com as informações da estatal, houve um problema na logística de transporte da embarcação que levava o petróleo até o local. Dessa forma, o estoque do combustível ficou reduzido e a empresa precisou paralisar as operações e o refino enquanto o problema não fosse solucionado. 

Falha na logística de transporte do petróleo causou a interrupção na produção de uma unidade da Reman nesta semana

A produção das refinarias da companhia Petrobras é de extrema importância para o cenário atual de combustíveis no Brasil, uma vez que reduz a necessidade da importação dos produtos do setor. 

No entanto, questões de logística que não saíram como o planejado pela companhia acabaram em uma paralisação das operações de uma unidade da Reman, no Norte do país. 

Aconteceu um problema operacional em uma das embarcações que realiza o transporte do petróleo entre Urucu e Coari, no estado do Amazonas, e a empresa precisou interromper a produção da unidade U-2111.

O problema no navio que carregava o óleo até a refinaria da estatal ocasionou uma forte queda no estoque do petróleo, impactando assim em toda a cadeia produtiva dos derivados, que não se sustentou sem a quantidade necessária do produto. 

“A indisponibilidade da embarcação, contratada pela Petrobrás para o fluxo de petróleo de Coari para Manaus, foi devida a um problema no motor de propulsão da embarcação. A empresa Delima, responsável pela embarcação, está atuando com diligência para solucionar o problema e normalizar o fluxo de suprimento de petróleo”, comentou a estatal em nota. 

Mesmo com paralisação, Petrobras anuncia que o abastecimento dos derivados do petróleo no mercado nacional continua intacto

Embora o problema de logística na embarcação tenha paralisado as operações de refino do petróleo na Reman, o impacto no mercado nacional de combustíveis não será fortemente visto ao longo dos próximos dias. 

Isso, pois Petrobras comunicou, em nota, que o abastecimento do mercado dos derivados continua a acontecer de forma corriqueira e está sendo suprido a partir dos estoques de derivados armazenados na refinaria, pela operação dos navios de derivados que já se encontram na região. 

Além disso, outra unidade da Reman, a U-2110, está colaborando com o abastecimento do mercado nacional, com as operações a todo vapor, para que a empresa não seja prejudicada pela queda no estoque do petróleo. 

“A Petrobrás informa que está tomando todas as medidas para retomar a operação da unidade e, para isso, já se encontram em Coari duas embarcações efetuando carregamento do petróleo Urucu para fornecimento para a Reman”, finalizou a petroleira. 

Dessa forma, todos os esforços da companhia se voltam para a resolução do gargalo na logística da refinaria, com o foco na retomada das operações quanto antes. 

Conheça mais sobre a Reman

A Refinaria Isaac Sabbá ou Refinaria de Manaus é uma refinaria de petróleo brasileira localizada no município de Manaus, capital do estado do Amazonas. Ela ainda é a única refinaria de petróleo da Região Norte do Brasil e foi fundada em 1957, sendo incorporada ao sistema Petrobras em 1974, para a contribuição com o mercado de combustíveis nacional.

Veja também