A Petrobras anuncia o aumento do preço da gasolina nas refinarias brasileiras em 23 centavos ou 7,46%, esta é a primeira vez que a empresa aumenta os preços desde junho de 2022. Os problemas no mercado internacional refletem atualmente a necessidade de reajustes nos preços praticados pela estatal, o reajuste será cobrado nas refinarias a partir desta quarta-feira. O reajuste final não dependerá apenas dos preços das refinarias, mas também de impostos e margem de lucro dos postos de combustíveis com liberdade para estabelecer os valores cobrados.
Após vários meses de queda nos preços dos combustíveis no mercado doméstico, a Petrobras anunciou um aumento da gasolina, o último reajuste feito no valor da gasolina foi em dezembro de 2022, quando a estatal reduziu em 6,1% o preço do litro nas refinarias brasileiras.
“A Petrobras busca equilibrar seus preços com o mercado, mas sem repassar aos preços domésticos a volatilidade conjuntural das cotações e do câmbio. Esse aumento da gasolina acompanha a evolução dos preços de referência e é consistente com a prática de precificação da Petrobras,” disse a empresa em comunicado.
A estatal adota a política de preços conhecida como Política de Paridade de Importação (PPI) para o valor dos combustíveis no país, considerando a taxa de câmbio e os preços praticados pelo barril de petróleo no mercado internacional, impactando consideravelmente o Brasil com a volatilidade do segmento em outros países. Segundo relatório da Associação Brasileira da Indústria de Importadores de Combustíveis (Abicom), divulgado nesta terça-feira, os preços da gasolina estão 14% atrasados, a Petrobras teve que fazer reajustes no preço do produto para garantir a paridade com a política de preços.
A gasolina tem uma reflexão menor que a do diesel, pois a gasolina pode impactar a inflação do país, enquanto o diesel causa um aumento generalizado em toda a cadeia produtiva, a gasolina acaba tendo um peso maior para quem usa carros e motos como meio de transporte. A gasolina foi o item de maior peso no IPCA antes das desonerações do ano passado.
Economista do Observatório Social do Petróleo, Eric Gil Dantas diz que enquanto o impacto do diesel acaba sendo diluído por mais tempo, um reajuste na gasolina tem resultado imediato.
No Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), prévia da inflação de janeiro, a gasolina apresentou queda de 0,59%, enquanto o diesel registrou redução de 3,08%. No caso do diesel, não há reajuste previsto. Mas o petróleo acaba tendo o poder de elevar os preços em outras partes da cadeia produtiva, como é citado a seguir:
O Conselho de Administração nomeou unanimemente, no dia 26 de janeiro, Jean-Paul Terra Prates como Conselheiro de Administração da Petrobras até a próxima Assembleia Geral de Acionistas e também o elegeu para o cargo de Presidente da estatal com final do mandato em ainda em abril de 2023, o novo presidente já foi empossado.
Jean Paul Terra Prates é um advogado, Mestre em Economia e Gestão de Petróleo, Gás e Motores e Mestre em Política Energética e Gestão Ambiental, ele também foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional S.A. – Braspetro, editor da Revista Oil & Gas Journal Latinoamericana e Diretor Executivo da Expetro Consultoria em Recursos Naturais Ltda.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…