Home DESTAQUE Petrobras anuncia aumento do preço da gasolina nas refinarias pela primeira vez neste ano

Petrobras anuncia aumento do preço da gasolina nas refinarias pela primeira vez neste ano

O aumento da gasolina anunciado pela Petrobras se deve a alta do barril de petróleo no mercado internacional.

by Marcelo Santos
Petrobras anuncia aumento no preço da gasolina nas refinarias

A Petrobras anuncia o aumento do preço da gasolina nas refinarias brasileiras em 23 centavos ou 7,46%, esta é a primeira vez que a empresa aumenta os preços desde junho de 2022. Os problemas no mercado internacional refletem atualmente a necessidade de reajustes nos preços praticados pela estatal, o reajuste será cobrado nas refinarias a partir desta quarta-feira. O reajuste final não dependerá apenas dos preços das refinarias, mas também de impostos e margem de lucro dos postos de combustíveis com liberdade para estabelecer os valores cobrados.

Aumento no preço da gasolina

Após vários meses de queda nos preços dos combustíveis no mercado doméstico, a Petrobras anunciou um aumento da gasolina, o último reajuste feito no valor da gasolina foi em dezembro de 2022, quando a estatal reduziu em 6,1% o preço do litro nas refinarias brasileiras.

“A Petrobras busca equilibrar seus preços com o mercado, mas sem repassar aos preços domésticos a volatilidade conjuntural das cotações e do câmbio. Esse aumento da gasolina acompanha a evolução dos preços de referência e é consistente com a prática de precificação da Petrobras,” disse a empresa em comunicado.

Política de precificação da Petrobras

A estatal adota a política de preços conhecida como Política de Paridade de Importação (PPI) para o valor dos combustíveis no país, considerando a taxa de câmbio e os preços praticados pelo barril de petróleo no mercado internacional, impactando consideravelmente o Brasil com a volatilidade do segmento em outros países. Segundo relatório da Associação Brasileira da Indústria de Importadores de Combustíveis (Abicom), divulgado nesta terça-feira, os preços da gasolina estão 14% atrasados, a Petrobras teve que fazer reajustes no preço do produto para garantir a paridade com a política de preços.

Os impactos causados pelo reajuste

A gasolina tem uma reflexão menor que a do diesel, pois a gasolina pode impactar a inflação do país, enquanto o diesel causa um aumento generalizado em toda a cadeia produtiva, a gasolina acaba tendo um peso maior para quem usa carros e motos como meio de transporte. A gasolina foi o item de maior peso no IPCA antes das desonerações do ano passado.

Economista do Observatório Social do Petróleo, Eric Gil Dantas diz que enquanto o impacto do diesel acaba sendo diluído por mais tempo, um reajuste na gasolina tem resultado imediato.

No Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), prévia da inflação de janeiro, a gasolina apresentou queda de 0,59%, enquanto o diesel registrou redução de 3,08%. No caso do diesel, não há reajuste previsto. Mas o petróleo acaba tendo o poder de elevar os preços em outras partes da cadeia produtiva, como é citado a seguir:

Petrobras nomeia novo presidente 

O Conselho de Administração nomeou unanimemente, no dia 26 de janeiro, Jean-Paul Terra Prates como Conselheiro de Administração da Petrobras até a próxima Assembleia Geral de Acionistas e também o elegeu para o cargo de Presidente da estatal com final do mandato em ainda em abril de 2023, o novo presidente já foi empossado.

Jean Paul Terra Prates é um advogado, Mestre em Economia e Gestão de Petróleo, Gás e Motores e Mestre em Política Energética e Gestão Ambiental, ele também foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional S.A. – Braspetro, editor da Revista Oil & Gas Journal Latinoamericana e Diretor Executivo da Expetro Consultoria em Recursos Naturais Ltda.

Veja também