NOTÍCIAS

Petrobras analisa retomada de investimentos na Bolívia, Venezuela e Guiana

A Petrobras, empresa estatal brasileira de petróleo e gás, está considerando a retomada de seus investimentos na Bolívia, Venezuela e Guiana. O presidente da estatal, Jean Paul Prates, manifestou o interesse durante um encontro com o presidente boliviano, Luis Arce, destacando a busca por novas oportunidades de negócios na exploração de gás e na transição energética.

Exploração de gás e transição energética em pauta

Segundo Prates, a Petrobras está se preparando para uma nova fase no setor de refino e planeja revisitar Bolívia, Venezuela e Guiana, para discutir termos contratuais, explorar novas potencialidades de exploração de gás e preparar as empresas para a transição energética. O presidente da estatal ressaltou a importância de empresas estatais, como a Petrobras e a boliviana YPFB, como parceiras necessárias para impulsionar a transição energética em todo o mundo.

A Petrobras anunciou ainda que planeja realizar testes industriais em parceria com a Refinaria Riograndense, visando produzir produtos petroquímicos e combustíveis renováveis. Essa iniciativa abre caminho para o desenvolvimento de tecnologias de biorrefino no Brasil, uma abordagem mais sustentável e alinhada com as demandas da transição energética.

Encontro no Palácio do Itamaraty

O encontro entre os representantes da Petrobras e o presidente boliviano ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Além de Jean Paul Prates, estavam presentes Joelson Falcão, Diretor Executivo de Exploração e Produção da Petrobras, e João Paulo Madruga, Gerente-Executivo de Relações Institucionais. Durante a reunião, Luis Arce expressou a disposição da Bolívia em buscar soluções conjuntas com o Brasil, e foi acordado que Prates e Arce se reunirão novamente no segundo semestre deste ano, na Bolívia, para tratar dos acordos comerciais entre os países.

A análise da Petrobras para retomar os investimentos na Bolívia, Venezuela e Guiana reflete o interesse em explorar oportunidades de negócios em países vizinhos e fortalecer a cooperação regional. Essa iniciativa pode impulsionar a indústria de energia e promover o desenvolvimento sustentável na região, ao mesmo tempo em que a Petrobras se posiciona estrategicamente para enfrentar os desafios da transição energética global.

Outras notícias da Petrobras

A Petrobras deu início à produção da plataforma FPSO Almirante Barroso no campo de Búzios. A unidade, do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), possui capacidade para produzir diariamente até 150 mil barris de óleo e 6 milhões de m³ de gás.

O FPSO Almirante Barroso desempenhará um papel importante na produção de óleo do campo de Búzios, que atualmente possui uma média de 560 mil barris por dia, correspondendo a aproximadamente 17% da produção nacional de petróleo.

Importância do campo de Búzios para a Petrobras

O campo de Búzios destaca-se como um exemplo representativo da importância do pré-sal para a produção da Petrobras e para a segurança energética do país. Com a entrada em operação do FPSO Almirante Barroso e de outras unidades previstas até 2025, a produção do campo deve atingir a marca de cerca de 700 mil barris por dia, contribuindo ainda mais para o abastecimento de petróleo do Brasil.

A plataforma Almirante Barroso é uma unidade afretada em parceria com a Modec. Está localizada a 180 km da costa do Rio de Janeiro e opera em uma profundidade de água de 1900 metros. Essa é a quinta plataforma a entrar em operação no campo de Búzios, juntando-se às unidades P74, P-75, P-76 e P-77, que já estavam em produção.

Búzios: o maior campo em águas profundas do mundo

O campo de Búzios é considerado o maior campo em águas profundas do mundo. O atual conceito de desenvolvimento do campo contempla a instalação de 11 plataformas. Atualmente, seis unidades estão em processo de construção, incluindo o FPSO Almirante Tamandaré, P-78, P-79, P-80, P-82 e P-83.

A Petrobras é a operadora do campo de Búzios, detendo uma participação de 88,99% na jazida compartilhada. A empresa conta com a CNOOC como parceira, com 7,34% de participação, e a CNODC, com 3,67%.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago