PETRÓLEO

Petrobras adianta programa de desinvestimento de refinarias

A petrolífera brasileira Petrobras iniciou a fase não vinculativa para a venda de suas refinarias no país como parte de seus planos anunciados anteriormente.

O desinvestimento inclui a venda da Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) em Manaus, Estado do Amazonas, e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR) em Fortaleza, Ceará.

Também está incluído no programa de desinvestimento a Unidade de Industrialização de Xisto (SIX) no Paraná e outros ativos logísticos associados.

Os potenciais compradores qualificados assinando o contrato de confidencialidade e a declaração de conformidade para esta fase precisarão assinar e enviar esses documentos à Petrobras até 6 de dezembro.

Os compradores devem declarar seu interesse, conforme previsto nos teasers, sobre ativos que acompanham os documentos até 22 de novembro.

Os desinvestimentos das refinarias estão alinhados à otimização do portfólio da empresa, bem como à alocação de capital aprimorada para maximizar o valor para seus acionistas.

REMAN e LUBNOR, respectivamente, têm uma capacidade de processamento de 46.000 bpd e 8.000 bpd. O SIX possui uma capacidade instalada de 6.000 bpd.

SIX compreende uma mina em uma reserva de xisto de petróleo e uma unidade de processamento de xisto, enquanto os ativos da REMAN incluem um terminal de armazenamento.

Os desinvestimentos de refinaria propostos seguem a venda pela Petrobras de seu Sistema de Refino de Pasadena, incluindo a refinaria de 112.229 bpd em Pasadena, Texas, e os negócios de PRSI Trading para a Chevron em maio.

Este mês, a empresa assinou um memorando de entendimento (MoU) com a Equinor para se concentrar no desenvolvimento de projetos de negócios de gás natural.

Em julho, a Petrobras assinou um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) da entidade reguladora do Brasil referente à venda das instalações de refino da empresa.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago