Home NOTÍCIAS Parceria entre petroleiras 3R Petroleum e PetroReconcavo pode impulsionar mercado de petróleo e gás brasileiro nos próximos anos

Parceria entre petroleiras 3R Petroleum e PetroReconcavo pode impulsionar mercado de petróleo e gás brasileiro nos próximos anos

A 3R Petroleum e a PetroReconcavo assinaram um memorando de entendimentos para avaliar oportunidades de compartilhamento de ativos

by Valdemar Medeiros
Parceria entre petroleiras 3R Petroleum e PetroReconcavo pode impulsionar mercado de petróleo e gás brasileiro nos próximos anos

As empresas de produção de petróleo e gás 3R Petroleum e PetroReconcavo assinaram um memorando de entendimentos para avaliação de oportunidades de compartilhamentos dos seus ativos no Recôncavo e nas Bacias Potiguar. A 3R Petroleum é uma empresa do setor de petróleo e gás que tem como foco o redesenvolvimento de campos maduros em produção localizados em terra e em águas rasas. A PetroReconcavo é uma operadora independente com foco em campos maduros em terra no Brasil. Sendo uma das principais do ramo, contém em seu portfólio concessões de petróleo e gás natural.

3R Petroleum e PetroReconcavo buscam ampliação dos seus negócios

Em nota ao mercado de petróleo e gás, a 3R Petroleum e PetroReconcavo, anunciam que buscarão formas de ampliação, tanto em eficiência operacional, como em logística e comercial, partindo de soluções integradas para os ativos. Porém, as empresas de petróleo e gás não deram mais detalhes sobre o assunto e conversas ainda são inaugurais.

Mesmo sendo prematuras, as conversas acerca dos ativos, as empresas de petróleo e gás demonstram que as negociações abrem possibilidades que vão desde compartilhar a infraestrutura de gás natural até oportunidades de parcerias na comercialização de petróleo, gerando perspectivas de novos empregos e rendas em estados brasileiros.

Contratos recentes

A 3R Petroleum assinou com a Bahiagás o seu primeiro contrato para venda de gás no mercado doméstico. O acordo entre as empresas tem vigência até dezembro de 2023, e tem em vista a venda inicial de 95 mil m³/dia. O volume aumenta gradualmente até 205 mil m³/dia em dezembro. O combustível virá dos polos Recôncavo e Rio Ventura, na Bahia.

Em contrapartida, a PetroReconcavo tem contratos com quatro distribuidoras distintas, sendo o mais importante deles com a Bahiagás, para entrega de 600 mil m³/dia no segundo semestre de 2022, mas com uma curva ascendente até chegar a 1,1 milhão de m³/dia entre 2024 e 2025. Com a Potigás, a empresa tem compromisso de 236 mil m³/dia até o fim de 2023; com a PBGás, para 80 mil m³/dia em 2022 e 100 mil m³/dia em 2023; e com a Cegás (CE), fechou acordo para entregar 30 mil m3/dia por um ano.

3R Petroleum e PetroReconcavo no 1T22

O setor de óleo e gás do Ibovespa não é feito apenas pela Petrobras, muitas outras empresas menores devem aproveitar o momento oportuno de balanço do primeiro trimestre de 2022, por conta do preço do petróleo na cotação internacional. Os números da 3R Petroleum, PetroReconcavo e PetroRio são bastante aguardados pelo mercado de combustível.

Para o BTG, os dados acerca da produção da 3R no primeiro trimestre de 2022 atesta um operacional sólido por parte da empresa. A produção de combustível da mesma, elevou-se para 21% em comparação trimestral e 68% ano a ano.

“A empresa ainda opera poucos dos ativos que adquiriu, mas vem demonstrando uma boa execução dos que já controla. A produção de Macau é prova disso”, diz o relatório do BTG.

A produção em Macau promete ser destaque do trimestre, segundo BBA e BTG, que impulsiona o crescimento do Ebitda consistente em 106% de trimestre a trimestre, para mais de R$ 180 milhões.

“No geral, acreditamos que a receita da empresa será beneficiada pela maior produção, uma vez que o preço do petróleo (até 23% t/t) e do gás estão mais altos”, diz relatório do BBA. A research também destaca que a renegociação dos contratos de gás para Macau e Pescada também deve melhorar os números.

Veja também