O isopor é um material muito útil para indústria da construção civil, podendo ser utilizado para o isolamento de temperatura e ruídos acústicos, com baixo custo e muito útil para obras sustentáveis, pois quando descartado pode ser usado na reutilização para fabricação de produtos recicláveis. De uma forma geral, o setor da construção civil tem um impacto relativo no meio ambiente, tanto no consumo de recursos naturais e na modificação da paisagem, como na geração de resíduos. As vantagens das obras sustentáveis são diversas, não só para sustentabilidade, mas para a sociedade me geral.
O isopor como é conhecido no país, ou EPS, é um poliestireno expandido, mais precisamente um polímero aromático sintético feito com monômero de estireno, um líquido derivado da indústria petroquímica. O material é usado como base para várias atribuições, dentre elas, recreativas e escolares.
Mas recentemente, o isopor tem sido utilizado como matéria-prima para a construção civil e se tornando um elemento importante, tornando a obra mais confortável, de qualidade e também mais sustentável. Entretanto, uma das funcionalidades do poliestireno expandido é o uso do mesmo para decorações de ambientes, seja residencial ou empresarial.
As funcionalidades do isopor, sendo diversas, podendo isolar temperatura, sejam altas ou baixas, o que vai depender muito da maneira com é instalada. Desse modo, é utilizada as placas de isopor, com uma espessura para mais de 3 cm, tais placas são utilizadas em tetos, forros e afins, para evitar que o calor transpasse para o ambiente.
Já para isolamento acústico, as exigências são um pouco maiores, por exemplo, a espessura da placa deve ser para mais de 5 cm. Algumas empresas da construção civil utiliza o isopor entre os tijolos para garantir isolamento térmico e acústico.
De acordo com os empresários e especialistas do ramo, Paulo Oliveira e Emerson dos Santos, que estão no ramo há mais de 20 anos, explica que o EPS tem uma participação cada vez mais ativa na construção civil, apresentando uma demanda grande, tanto no Brasil com lá fora.
“Com o surgimento das construções com EPS, foram desenvolvidas várias técnicas construtivas que apresentaram soluções efetivas, que melhoram o resultado da construção, promovendo benefícios como isolamento térmico e acústico, por exemplo”, Explica Emerson dos Santos.
O uso do isopor vem evitando gastos exacerbados e barateando custos finais, tanto para nivelar um terreno quanto preencher um piso, Paulo cita que: “O isopor, nestes casos, acaba substituindo o uso dos entulhos ou das britas, garantindo o mesmo tipo de resistência. É o caso das construções de hospitais, shoppings, supermercados, igrejas e outras construções de grande porte”.
E afirma também que “é possível reduzir o tempo de entrega da obra em até 40%, pois as placas de isopor podem ser instaladas facilmente, de forma rápida e efetiva. Além disso, elimina a necessidade do uso de algumas máquinas, tratores e maquinários que aumentam muito o valor total da obra”.
Para os empresários, esse é apenas o começo para o mercado do EPS, de tantas formas e maneiras de utilizá-lo, fazendo o mesmo ser extremamente versátil, tanto como isolamento e também para fins de decoração.
Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…
O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…
A Saipem, uma das principais empresas globais no setor de engenharia e serviços, está com…
A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…
O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…
O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…